Responsável pelo case de sucesso das Havaianas no mercado internacional, a consultora Ângela Tamiko Hirata terá um novo desafio pela frente: definir a estratégia de promoção dos vinhos brasileiros no exterior. A Consultoria Suriana, liderada por ela, acaba de ser contratada pelo projeto setorial integrado Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Ibravin a Apex-Brasil. Com o seu trabalho, as Havaianas estão hoje presentes em mais de 80 países, nos cinco continentes.
A missão de Ângela Hirata e sua equipe será realizar o planejamento estratégico para os vinhos brasileiros atingirem os oito mercados prioritários para a promoção dos vinhos verde-amarelos no exterior. O alcance do projeto, bancado pela Apex-Brasil, terá um alcance de curto prazo (dois anos), com visão mais ampla, de até cinco anos. A consultoria dá seguimento à definição dos oito mercados-alvo a serem atacados nos próximos dois anos: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia.
A primeira reunião ocorreu na última terça-feira (17), em Bento Gonçalves, reunindo Ângela Hirata e sua equipe, junto com o Comitê do Planejamento Estratégico do Wines From Brazil. “O principal desafio proposto é encontrar uma estratégia de acesso aos oito mercados prioritários, respeitando a característica de cada um deles, de acordo com o perfil das empresas que integram o projeto de exportação de vinhos brasileiros”, explica a gerente de Promoção do WFB, Andreia Gentilini Milan.
Hoje, das 40 empresas que participam do WFB, 14 estão começando a exportar, 3 são exportadoras intermediárias, 2 são internacionalizadas, 1 é experiente e 20 não vendem ao exterior. O plano estratégico deve estar concluído até 31 de janeiro de 2010. “Aceitamos a proposta do Wines From Brazil porque é um projeto coletivo e a categoria é apaixonante, cujo potencial é enorme”, disse a famosa consultora nikkei.
Formada em Administração de Empresas, com especialização em Comércio Exterior. Ângela Hirata liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento de novos mercados para as marcas e produtos da São Paulo Alpargatas, dona da marca Havaianas. Em 2001, quando ela abriu o departamento de comércio exterior na empresa, a exportação representava 1,5% do faturamento total da empresa. Em pouco mais de quatro anos, este valor pulou para 10%, alcançando 200 mil pontos de venda.
Além de conquistar a liderança do mercado interno, a Havaianas se tornou uma grife de alto valor agregado, com sucesso internacional. O trabalho de Ângela e sua equipe levou o chinelo de borracha criado em 1962 a conquistar clientes no mundo inteiro, que chegam a pagar US$ 250 por um exemplar com cristais Swarowski.
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