Começou na quarta-feira (18) e segue até o dia 29 a segunda fase do projeto-piloto de promoção dos vinhos brasileiros nas principais redes varejistas do País. Oito vinícolas – Aliança, Aurora, Domno, Garibaldi, Miolo, Mioranza, Perini e Salton – participam da iniciativa coletiva pioneira realizada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com implementação técnica da empresa Sant’Anna Inamoto, com o objetivo de posicionar a categoria vinhos do Brasil no chamado auto-serviço, canal com maior comercialização e circulação de consumidores. A ação atinge 80 supermercados das redes Pão de Açúcar /Extra (SP), Carrefour (SP e RS), Walmart/Big/Nacional (SP e RS), Zaffari (RS), Apolo (RS), Imec (RS) e Sonda (SP) nas cidades de São Paulo, Barueri, Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
A primeira etapa de implantação do projeto, que ocorreu de 21 de outubro a 1º de novembro em 24 supermercados (com degustação de produtos das oito vinícolas) e em 80 (com ambientação e comunicação visual), atraiu 9,5 mil pessoas em 10 dias no setor de varejo de São Paulo, Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. A média de atendimentos diários ficou em 38, com um total de 580 garrafas de vinhos e espumantes abertas na ação promovida pelo Ibravin. A conclusão do trabalho este ano inicia em 2 de dezembro e encerra no dia 12.
O gerente de Promoção Comercial do Ibravin, Diego Bertolini, comemora o resultado prévio da iniciativa. “Atingimos o objetivo de despertar no público a curiosidade sobre os vinhos brasileiros, agregando valor ao produto nacional e educando o consumidor”, afirma. Bertolini observa que a presença da campanha “Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil” tem a estratégia de gerar atratividade para o Ponto Natural (gôndolas ou prateleiras) da categoria de vinhos nos supermercados, criando uma sinalização diferenciada da categoria de vinhos, identificando e valorizando os produtos brasileiros.
Neste mesmo ponto de venda, responsável pela comercialização de duas entre três garrafas de vinhos brasileiros no ano passado, são colocados Pontos Extras (quiosques de degustação), em forma de rodízio nas 80 lojas, suscitando curiosidade e abrindo um canal de informação e relacionamento com os consumidores sobre os vinhos brasileiros. “A ação também tem um caráter educativo, pois a maioria dos promotores são alunos de cursos de sommeliers e de enologia, aptos a falar com amplo conhecimento sobre a diversidade e a qualidade da produção nacional de vinhos”, comenta Bertolini.
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