Em recente consultoria prestada às vinícolas gaúchas no Quality Wine, o consultor australiano Warrick Duthy, que possui 25 anos de experiência em gerenciamento geral, marketing e desenvolvimento de negócios no setor vinícola, disse que os grandes supermercados vão dominar cada vez mais a venda de vinhos na Europa. “Estas redes trabalham com margens muito pequenas para as vinícolas”, alertou. A respeito dos Estados Unidos, comentou ser um mercado bastante difícil, com predominância de distribuidores regionais, mas com margens mais atrativas. “Atenção para a Ásia, que tem um mercado crescente para vinhos”.
Warrick indicou os mercados que compram vinhos acima de US$ 10 – China, Canadá, Austrália, Rússia, EUA, Coréia e Brasil. Com preços acima de US$ 20 estão Japão, EUA, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China, Suíça, Canadá e os Países da Escandinávia. “Para exportar, é importante escolher o canal de distribuição”, observou. “O sucesso do Brasil depende de uma aliança com importadores e distribuidores de qualidade em lojas especializadas, que atendem prioritariamente formadores de opinião”, indicou.
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