O uso da internet – especialmente das redes sociais, como Orkut, Twitter, Youtube e Facebook, entre outros – é a ferramenta do futuro para as vinícolas alcançarem de forma mais eficiente os consumidores. Este foi um dos consensos apresentados pelas personalidades mais influentes do mundo do vinho reunidas no Wine Future Rioja, nesta quinta e sexta-feira (dias 12 e 13), na cidade de Logroño, na Espanha. A informação é da gerente de Promoção Comercial do projeto setorial integrado Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, que comandou a degustação de 12 rótulos brasileiros – de sete vinícolas, Boscato, Cordelier, Casa Valduga, Dal Pizzol, Miolo, Panizzon e Salton – presentes no mais importante evento vinícola do ano.
Os vinhos e espumantes verde-amarelos participantes do Wine Future Rioja foram degustados, por exemplo, pela inglesa Jancis Robinson, uma das maiores autoridades de vinho do mundo, colunista do jornal londrino Financial Times e consultora oficial da adega do Palácio de Buckingham, da família real da Inglaterra. Em 1984, Jancis se tornou a primeira especialista fora do círculo de vinicultores a receber o título de Master of Wine, o exigente teste de qualificação que avalia o conhecimento teórico e prático sobre vinhos do mundo inteiro. Jancis degustou o Salton Talento 2005, depois de comentar que já havia experimentado o mesmo rótulo da safra 2004.
Outro crítico conhecido, Gerry Vaynerchuck, uma celebridade na internet, no seu site Wine Library TV (www.winelibrary.com), também passou pela mesa de degustação do Wines From Brazil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Nós somos preguiçosos, deixamos que outros contem nossas histórias. Os vinicultores não podem deixar que quatro ou cinco críticos digam o que os consumidores de vinhos vão beber. Os produtores devem se preocupar com os clientes, contando a eles as suas histórias e a de seus vinhos, senão outros farão isso”, comentou, enfatizando o papel da internet nesta comunicação direta entre as empresas e os consumidores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário