O restaurante Peppo Cucina (rua Dona Laura, 161), um dos melhores de Porto Alegre, dirigido por Pedro Hoffman, completou cinco anos e, entre várias ações comemorativas, lançou o espumante Peppo Cinque Anni, em parceria com a vinícola Dal Pizzol, bandeira charmosa do espumante Do Lugar Brut Charmat, premiado com a Grande Medalha de Ouro do VI Concurso do Espumante Brasileiro, realizaod no mês de agosto, em Garibaldi. Na análise visual, o Peppo Cinque Anni se apresenta límpido e brilhante, de coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados. Quanto ao perlage, efervescência que tanto impressiona meu amigo Affonso Ritter quando examina um espumante, demonstra um excelente gás carbônico, formando borbulhas pequenas, espuma abundante e duradoura. No aroma, caracteriza-se por uma complexidade de frutas provenientes do vinho base; com notas cítricas e leveduras, adocicado, devido ao processo de elaboração. Quando ao paladar, inicialmente apresenta uma refrescância provocada pelos gás carbônico e a acidez, seguindo para um final de boca macio e suave, bastante equilibrado. O Espumante Peppo Cinque Anni é obtido pelo método Charmat Curto. Elaborado a partir de um vinho base de pinot noir e chardonnay, agregado de açúcar e leveduras, passa por um processo de refermentação realizado em autoclaves a uma temperatura de 13º a 15º.
A qualidade deste espumante veio se juntar à da cozinha italiana oferecida pelo Peppo Cucina, sob o comando do chef Cícero Ribeiro do Vale, que acompanha Pedro Hoffmann há 20 anos e sabe interpretar as receitas que ele inventa. O maitre Sid Tarallo, outro parceiro antigo do Pedro, recebe os clientes e, inclusive, sugere algum dos 900 vinhos da charmosa adega climatizada.
Estou devendo uma visita ao Pedro e à Andréia Martins. Qualquer noite destas irei lá beber um bom vinho e jantar, preferencialmente em companhia da Laura Schirmer, que volta e meia me tenta enviando as sugestões dos excelentes pratos do cardápio que muda a cada estação.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário