Produzir vinhos exclusivos, participando diretamente de todos os processos que envolvem o desenvolvimento da bebida. Com este objetivo, o engenheiro agrônomo Leori Hermann, ex-aluno do curso de Sommelier do Centro Europeu de Curitiba, teve a ideia de reunir um grupo de amantes de vinhos e fundar o Wine Club Franco Italiano.
Vislumbrando a possibilidade de aproximar, ainda mais, os enófilos de sua grande paixão, o Wine Club se tornou uma maneira prática para que os seus membros possam adquirir novos conhecimentos sobre o processo de produção de vinhos. “Pela minha formação na área de agronomia, sempre tive uma certa facilidade em compreender os processos de elaboração de um vinho e percebi que a grande maioria das pessoas que gostam da bebida têm dificuldades na hora de interpretar o produto lendo o contrarrótulo ou a ficha técnica. Pensando nisso, após uma conversa com o meu irmão, também apaixonado por vinhos, comecei a formatar a ideia de reunir estas pessoas e produzir a nossa própria bebida, acompanhando passo a passo todo o processo de produção”, explica Leori Hermann.
Para viabilizar o audacioso projeto, o agrônomo recebeu o apoio do empresário Fernando Rausis, proprietário da Vinícola Franco Italiano, localizada na cidade de Colombo, e de um grupo de enólogos profissionais, que contribuíram para a definição de um plano de vinificação e com dicas fundamentais para o bom andamento de cada processo. “Sem bons parceiros o Wine Club não sairia do papel. Nós precisávamos de profissionais que estivesse engajado em nosso projeto e foi neste momento que conhecemos a Vinícola Franco Italiano e firmamos uma parceria com a Enovittis, uma das melhores consultorias particulares de enologia do Brasil”. Além disso, para que o grupo pudesse organizar melhor a participação dos interessados e as decisões sobre as metodologias que seriam implantadas na produção do vinho, Leori explica que foi criado um sistema de cotas, cada uma dando direito à produção de 48 garrafas. “Criamos as cotas com valores fixados e demos aos participantes a liberdade para decidir em quantas iriam investir. Ou seja, com um valor acessível, compatível aos de mercado, os membros podem acompanhar todo o processo de elaboração da bebida e, no final deste projeto, levar 48 garrafas de um vinho de ótima qualidade para casa”.
Após o grande sucesso alcançado pela primeira edição do Wine Club Franco Italiano, que deverá ter seus 3.000 litros de vinho finalizados no primeiro semestre de 2010, o idealizador do projeto revela que todo o processo de produção se tornou em uma verdadeira aula prática para todos os participantes e que novas edições já estão por vir. “Hoje, os membros do Wine Club já conseguem entender melhor a diferença entre os vinhos produzidos em grande escala e os vinhos em que a produção é tratada com muito carinho e dedicação. Todas as etapas de produção estão nos trazendo muitas informações e nos dão a certeza de que produzir vinho é uma arte inigualável. Nos próximos dias entraremos em contato com algumas pessoas interessadas no projeto para começarmos a definição dos procedimentos que serão desenvolvidos com um novo grupo”, finaliza.
Mais informações no site www.wineclubfrancoitaliano.blogspot.com ou pelos e-mails leorihermann@hotmail.com (Leori Hermann) e vinicolafrancoitaliano@yahoo.com.br (Fernando Rausis).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário