terça-feira, 12 de julho de 2016

Uma grande mudança na gestão e governança da Salton. Nova estrutura empresarial


 Da esquerda para a direita, Mauricio Salton, Marcos Flamia, Marcelo Luchese, Daniel Salton, Luciana Salton e Cleber Staifer

Eduardo Bennini/D/JN 

                            Daniel Salton, presidente da grande vinícola
                            Arquivo JN

A governança corporativa ganha corpo na estrutura empresarial da Vinícola Salton. Para manter o crescimento e projetar um futuro com ainda mais sucesso e inovação, uma composição dinâmica e contemporânea foi proposta na última assembleia de acionistas. O conceito se refere à tomada de decisões e ao controle da distribuição dos resultados de maneira ainda mais transparente para todos os envolvidos, dos acionistas até os colaboradores. Para isso, dois novos diretores e dois responsáveis-técnicos passam a integrar o organograma da empresa que completará 106 anos em agosto.
“Por muitos anos, mantivemos uma estrutura tradicional. Agora, com um trabalho de gestão realizado nos últimos anos, trazemos mudanças para dar agilidade, eficiência e inovação ao processo. Passamos a ter uma estrutura jovem, para acompanhar o ritmo do mercado e incentivando a inovação”, explica o presidente da vinícola, Daniel Salton. A ideia é a criação de valor a longo prazo, preservando o equilíbrio entre os interesses da empresa, acionistas e colaboradores com base em boas práticas administrativas.
Com a saída de Lucindo Copat da direção-técnica, após mais de três décadas de dedicação e excelência no trabalho executado – o estatuto da empresa prevê aposentadoria compulsória aos 65 anos –, as responsabilidades, até então atreladas a esse cargo, passam a ser direcionadas a três áreas específicas e independentes, com seus respectivos líderes. Marcos Paulo Flamia, colaborador desde 2006, é o novo diretor industrial júnior e irá gerenciar os setores de engarrafamento, qualidade, suprimentos e logística – nas unidades de Bento Gonçalves-RS e Jarinu-SP. O responsável-técnico Luciano Salton, enólogo com 37 anos de experiência na empresa, responderá pelos setores de enologia e elaboração. Maurício Copat, com seis anos de vinícola, atuará como responsável-técnico do departamento agrícola, à frente de toda a estrutura de vinhedos próprios, assim como pelo relacionamento com fornecedores de matéria-prima. Na área administrativa, Marcelo Cavalet Lucchese, há sete anos na Salton, assume a função de diretor-administrativo júnior.
Ainda integram o quadro diretivo Maurício Salton, nas operações, Cleber Slaifer, no comercial, e Luciana Salton, como diretora-executiva. Dentro da nova estrutura, Lucindo Copat vai atuar como consultor externo, participando do Comitê de Gestão, além de auxiliar os departamentos técnicos com orientações, pesquisas e inovações.
“Dentro do setor vitivinícola, somos uma grande empresa, queremos uma imagem global. Queremos mostrar a nossa identidade também fora do País. Inovação, produtos de qualidade, sistemas e projetos são pré-requisitos globais. Além do pioneirismo, gostamos de desafios, de evoluir, de ver sonhos e ideias colocadas em prática na busca pelo sucesso. A meta é manter a liderança dos espumantes e crescer no mercado de vinhos. Lançar produtos de extrema qualidade, com inovações de cortes e sabores que trazem resultados e experiências marcantes, e superar níveis de controle qualidade (que já são rigorosos). Queremos ser a vitrine do Brasil”, destaca o presidente.
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil. Possui uma unidade no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País.  As outras unidades estão localizadas em Jarinu/SP, uma planta-piloto para novos produtos e aplicação de novas tecnologias, e Santana do Livramento/RS.
 

Nenhum comentário: