segunda-feira, 18 de julho de 2016

Associados escolheram o jurado da raça Texel na Expointer


Este ano foram os associados da Associação Brasileira de Ovinos Texel- BRASTEXEL  que definiram o nome do jurado da raça na Expointer 2016. A votação realizada na noite de 14 de julho apontou para o nome do médico veterinário Maximiliano de Carvalho Neves da Fontoura, 43 anos, criador da raça na fazenda Texel Geribá, em Cachoeira do Sul, RS. 
Max, como é conhecido no meio, é criador da raça desde 1993 quando iniciou com um rebanho comercial que ao longo dos anos de trabalho foram evoluindo com o uso de bons carneiros e inseminação. Todos os seus animais foram feitos neste investimento de 23 anos de trabalho. O rebanho inicial passou por todas as 10 gerações o que possibilitou chegar ao Puro de Origem-PO. Atualmente os campos da Geribá contabilizam 120 matrizes, todas puras.
Com animais de sua criação destaca premiações como o bi grande campeonato macho RGB, vários reservados de grande campeão, campeã borrega dente de leite, quarta melhor fêmeas, todas na Expointer e  o grande campeão PO, na Fenovinos de Bagé.
Esta será a primeira missão como jurado na Expointer. Mas já julgou o Texel no Mercotexel, Exposição de Alegrete e Exposição de Osório.Entende que médico veterinário e criador este convite é o ponto alto da sua trajetória. E mesmo uma forma de reconhecimento por todo trabalho.
Ele que não perde um evento que envolva a raça nos últimos 20 anos seja com animais ou não, acredita que hoje as exposições são a grande ferramenta que o criador tem para avaliar o melhoramento genético. 
PROGRAMA
22 a 25 de agosto até às 24 hs- chegada dos animais no Parque
26 de agosto, a partir 09:00 hs- julgamento de admissão e pesagem
29 de agosto, durante todo o dia- julgamento de Classificação;
                                        20:00 hs, lançamento da 19º Mercotexel e da 7º  Exposição Nacional, de 19 a 22 de janeiro de 2017,   na sede da Brastexel
30 de agosto, durante todo o dia- julgamento de Classificação
31 de agosto, às 17hs - Remate
01 de setembro, às  18hs - Remate

03 de setembro, das 10:00 às 16:00 hs, eleição da nova diretoria Brastexel

Nenhum comentário: