terça-feira, 12 de julho de 2016

Medalha de ouro para espumante brasileiro em concurso da Hungria



Os vinhos e espumantes brasileiros vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário internacional. Desta vez, entre as centenas de amostras inscritas na 17ª edição do VinAgora, realizado em Budapeste entre os dias 10 e 13 de junho, um espumante brasileiro conquistou medalha de ouro.
 O enólogo e vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Samuel Cervi, que esteve representando o Brasil na competição, enfatiza a importância do evento para o setor vitivinícola. “A seriedade, tradição e organização do concurso são pontos fortes a destacar sobre o VinAgora. Cabe ressaltar também a criteriosa metodologia de avaliação dos vinhos, que é realizada por um exclusivo programa dividido em três estágios, sendo que o degustador deve pontuar pela ficha oficial da OIV, indicar níveis de intensidade de sete parâmetros qualitativos e descrever o perfil da amostra”, explica Cervi. 
Criado em 1992, o VinAgora tornou-se uma das nove competições mais reconhecidas no mundo, contando com o apoio de grandes entidades profissionais, como a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Para os organizadores do concurso, o VinAgora serve não só para levar os vinhos húngaros para além das fronteiras como para apresentar produções estrangeiras, avaliadas por um júri com vasta experiência de degustação. Neste ano, 52 avaliadores degustaram 503 amostras de vinhos e espumantes oriundos de 12 países. 
Vinho premiado:

Medalha de Ouro: Zanotto Espumante Moscatel – Vinícola Campestre

Nenhum comentário: