segunda-feira, 18 de julho de 2016

Produtos da Indicação Geográfica Farroupilha chegam ao mercado


Uva Moscato
Foto Marciele Scarton/D/JN

    A partir desse mês de julho chegam ao mercado os vinhos e  espumantes moscatéis com o selo da Indicação de Procedência - IP Farroupilha.  No total serão 300 mil litros de vinhos e espumantes das vinícolas da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) -  com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas.
    Para serem avalizadas, as bebidas passaram por análises laboratoriais e  degustação às cegas no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, sendo aprovadas por unanimidade pelos enólogos que compõem o Conselho Regulador da Indicação Geográfica (IG) Farroupilha. "Todos os produtos avaliados apresentam a tipicidade das uvas moscatéis, bem característica da região", avalia Mauro Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho e um dos responsáveis pela análise sensorial dos produtos.
    São oito empresas associadas à Afavin que irão comercializar os primeiros vinhos e espumantes com o selo IP Farroupilha:  Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinhos Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini.
    Embora os produtos estejam no mercado nesse mês, o lançamento oficial dos rótulos com o selo da IP Farroupilha será feito no dia 1º de setembro, durante evento de divulgação dos resultados da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, na véspera da abertura do Festival do Moscatel. “O objetivo é apresentar e servir os produtos certificados para o público desses dois importantes eventos, prestigiados pela comunidade local e regional, formadores de  opinião e turistas”, destaca o analista da Embrapa Uva e Vinho e também presidente da Afavin, João Carlos Taffarel.

      O certificado de registro da IG Farroupilha para vinhos finos moscatéis foi outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Afavin, em outubro de 2015. A IG Farroupilha possui a particularidade de ter, no interior da área geográfica delimitada, uma Região Delimitada de Produção de Uvas Moscatéis (RDPM), centrada na região tradicional produtora das uvas moscatos. A RDPM possui 129 km2, e dela deverão ter origem pelo menos 85% das uvas para os vinhos da IP Farroupilha. A principal variedade é a tradicional Moscato Branco, historicamente cultivada no município. Esta variedade não é encontrada em outras regiões produtoras fora do Brasil. As outras variedades autorizadas são todas moscatéis, incluindo: Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo.

Nenhum comentário: