terça-feira, 12 de julho de 2016

11ª Seleção de Vinhos teve lançamento em Farroupilha

Flávio Lopes, sec. Des. Turismo; João Carlos Taffarel, pres. Afavin, Claiton Gonçalves; pref. Farroupilha, Éder Sandro da Silva, sec. Agric.,lançamento 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha
foto  Edmilson de Arruda.

 A 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado nesta terça-feira, 05 de julho, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, fez a apresentação da décima primeira edição do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, de 06 a 15 de julho; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 01 a 03 de agosto, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar no dia 1º de setembro, no Centro de Eventos do Parque Cinquentenário, em Farroupilha.
    Taffarel destaca que o concurso incentiva a produção de vinhos envasados, sendo que são avaliados produtos já disponíveis no mercado e que a divulgação dos resultados estimula o consumo  desses rótulos, apresentando-os a consumidores locais e de diversas regiões do Estado e do país. E ele informa que, a partir dessa edição, haverá produtos já com o selo da Indicação de Procedência Farroupilha, outorgada à Afavin em outubro de 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na noite de premiação, inclusive, serão entregues os certificados aos produtos que foram avalizados no último mês de junho e que estão aptos a irem para o mercado  a partir desse mês de julho com o selo da IP Farroupilha, tendo sua qualidade, tipicidade e identidade certificadas.
    Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Flávio Lopes, o certame e o setor em que está inserido geram expressivos frutos para o município. “A vitivinicultura estimula o turismo e sacia a sede de cultura e de conhecimento acerca da história da uva e do vinho. Ter alinhado a isso um concurso que desafia as vinícolas a uma evolução qualitativa atrai interesse aos produtos locais e contribui para a visibilidade de Farroupilha”, enfatiza. “A Seleção de Vinhos atua como indutor de qualidade para toda a cadeia produtiva, desde o produtor de uvas até a indústria vinícola”, completa o Secretário Municipal de Agricultura, Éder Sandro da Silva.
Sobre o concurso
    A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola  do país e maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos). Essa evolução é creditada ao concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município.
   As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de se destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.
    São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso.   Somando-se as edições do concurso já realizadas, 1551 amostras foram avaliadas e 541 produtos receberam premiação, sendo 238 medalhas de ouro, 269 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 18 distinções especiais Moscatel Premium.
 A promoção da 11ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.   Patrocinam o evento: Agrimar e Sotrima, Amazon Group, Basf, BiotecSul, Corticeira Paulista, Cromo Gráfica, Facchin Import & Export, Ever Intec, LNF Latino Americana, Irmãos Luvison, Tramontina, Vêneto Mercantil e Verallia. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar; Instituto Brasileiro do Vinho  -  Ibravin;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Juntos Para Competir (SEBRAE/SENAR/FARSUL);Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Farroupilha; UCS Farroupilha.


Farroupilha – 11ª edição da Seleção de Vinhos

Nenhum comentário: