terça-feira, 29 de junho de 2010

Vinho gaúcho com Indicação de Procedência

Como já antecipei aqui, seis vinícolas da região de Pinto Bandeira, na serra gaúcha,
receberão o certificado Indicação de Procedência até o final do ano. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) deu parecer favorável à concessão da Indicação de Procedência (IP) de vinhos finos e espumantes de Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves/RS. Essa é a segunda IP de vinhos do Brasil, seguindo o Vale dos Vinhedos.
A Indicação de Procedência é um registro de propriedade industrial que assegura a origem dos vinhos certificados elaborados pelas vinícolas da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), detentora da chancela.
Segundo o pesquisador da unidade Uva e Vinho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Tonietto, que coordenou o processo em conjunto com a Asprovinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o certificado de registro de indicação geográfica deverá ser emitido ainda este ano, quando será lançada oficialmente a Indicação de Procedência de Pinto Bandeira.
Poderão receber o selo de Indicação de Procedência os vinhos das vinícolas que integram a Asprovinho. Para isso, devem seguir protocolos de produção específicos estabelecidos no Regulamento de Uso da IP, que incluem variedades e formas de cultivo, além de padrões de qualidade química e organoléptica (cor, brilho, sabor, odor e textura). Todos os procedimentos são controlados para garantir a rastreabilidade da produção, conforme a informação de Sophia Gebrim, do Ministério da Agricultura, com dados da Embrapa.

Nenhum comentário: