sexta-feira, 18 de junho de 2010

H. Stagnari Vinhos Finos

Como já escrevi no Blog, Daniel Arraspide, que mandou dois e-mails que podem ser vistos na abertura, tem um belo site, em Montevideu, no qual escreve em espanhol e em português. Daniel, que é sommelier, manda um texto sobre a bela festa que foi o Festival do Cordeiro e do Tannat organizado pelas vinícolas uruguaias que se uniram para criar Los Caminhos del Vino. Eis o texto:

Em muitas ocasiões a gente tem falado com certeza que, a carne de cordeiro e os vinhos Tannat fazem uma perfeita harmonização. E não são simples palavras; o vivenciado este passado final de semana no sul do Uruguai, testemunha disso. Organizado pelas vinícolas associadas em “Los caminos del vino”, com o apoio da Sociedad de Corriedale, 13 vinícolas uruguaias festejaram a portas abertas o que foi chamado o “2do. Festival del Tannat y el cordero” fazendo honor a estos dois grandes produtos que nossa terra tem para oferecer.
A manhã do sábado 5 de junho (data marcada para o evento) amanhece com névoa, mas o sol no seu atraso, logo brilhou sobre o céu azul. Isso, sozinho, já foi bom pretexto para sair e visitar as vinícolas localizadas em Montevidéu, Canelones, e Maldonado, onde se encontram as empresas que faziam parte desta iniciativa.
Uma dessas vinícolas, Vinos Finos H. Stagnari em La Puebla (limite dos Estados de Montevidéu e Canelones) foi a escolha da equipe de Vino y Bebidas por a sua interessante proposta gastronômica, além de sua já reconhecida vocação para o enoturísmo, uma faceta que no Uruguai começa a dar os seus primeiros frutos.
Frutos que materializam-se no sucesso da convocatória. Só com dar uma olhada e escutar a conversa dos convidados que chegam ao evento aquele dia temperado de outono, tomamos conta da abrangência que tive a convocatória da H. Stagnari. Dos 44 participantes confirmados, mais de 20 eram brasileiros, que aproveitando o feriadão de Corpus Christi, visitavam o Uruguai, fazendo parte desta festa que não acontece em outros lugares do mundo.
Uma vez que os grupos estiverem organizados, Ana Gómez (responsável pelo turismo e eventos da empresa) convida visitar a vinícola boutique de Hector Stagnari e família, focada na elaboração só de vinhos finos, uma particularidade para a qual em o nosso país, da com os dedos da mão sim contamos as vinícolas que aplicam essa filosofia de trabalho.
Ana, uma moça especializada em turismo enológico, e bem formada em degustação de vinhos, falando espanhol, além de um ótimo português, foi a encargada de nos guiar pelas instalações e comentar o processo de elaboração, envelhecimento, e engarrafado dos vinhos desta casa, entre eles o Tannat Viejo, sem dívidas, um rótulo múlti premiado e reconhecido no mundo inteiro.
Já, na sala de degustação – uma linda construção de madeira, acima, a beira do vinhedo – a música popular e folclórica, com canções de Larbanois & Carrero e Los Olimareños, fazia de bem-vinda aos convidados que estávamos nos preparando para experimentar os vinhos e pratos escolhidos para a ocasião.
A dona da casa, Virginia Moreira de Stagnari, esposa de Hector, foi a encargada e dinâmica guia na degustação que começava com um branco, o Selección La Puebla Viognier 2009, vinho untuoso e aromático que lembra flores selvagens e polpa de pêssego, que fez um bom jogo com as brusquetas de legumes grelhados e queijo fundido, com salada verde.
Na hora do prato principal, fez aparição na cena “o Tannat mais premiado do mundo” um tinto de raça, o Tannat Viejo 2007 elaborado com uvas colhidas no norte, no Estado de Salto, e que por estes dias recebeu uma Grande Medalha de Ouro em Canada, no Concurso 17º Selection Mondiales des Vins. O prato preparado para acompanha-lo, não poderia sido melhor escolhido, um rico risoto de costela de cordeiro, fungos, e tomates cereja confit, cozido no seu ponto certo; uma harmonização maravilhosa.
Para colocar o ponto final nesta jornada ótima, um babaroise de Tannat e pêras caramelizadas, sobre crumble de lavanda fizerem muito boa harmonia com o Blush 2009, um delicado rosé de que gosto muito pelas suas notas florais e frutais, acompanhando de um leve frizz que acrescenta seu frescor e elegância.
Festa de sucesso demais, onde a natureza, a gastronomia bem elaborada, e os ótimos vinhos apertaram as mãos; cúmplices de tudo amantes da boa mesa e o bom viver. Evento que testemunha os bons produtos que o Uruguai consome e exporta, além da boa receptividade que as vinícolas nacionais tem para com os turistas domésticos e estrangeiros, os que cada dia apresentam mais interesse por os nossos vinhos.
WEB SITE DE H. STAGNARI: www.stagnari.com

Nenhum comentário: