terça-feira, 15 de junho de 2010

Festa do Vinho de Andradas

Na década de 50, Andradas, em Minas Gerais, contava com 51 famílias produtoras de vinho. Em julho de 1954, foi realizado a 1ª Festa do Vinho, onde aconteceu um concurso, que não foi especificado os Critérios para eleger o melhor vinho de Andradas. Os irmãos Bertoli, conquistaram a vitoria e passaram a comercializar seus produtos com a marca "Vinhos Campeão". Na oportunidade, o evento contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Dr. Juscelino Kubistchek de Oliveira, que futuramente seria Presidente do Brasil.
O evento aconteceu num simples barracão de sapé, construído onde hoje existe prédio do Teatro Municipal. Passados 56 anos, a Festa do Vinho é hoje um dos eventos mais tradicionais da região. Neste período, apenas 12 anos não foi realizada por motivos não registrados, portanto em julho próximo, estará sendo completado 45 anos que Andradas se transforma no centro das atenções, onde inúmeros turistas da região prestigiam o evento.
A Festa do Vinho foi realizado em diversos locais: O inicio foi no Barracão de sapé, logo depois foi construído o Pavilhão do Vinho, local fechado no centro da cidade, e por vários anos foi palco do evento. Mais tarde e por muitos anos foi realizado em recinto aberto, aos arredores do Ginásio Poliesportivo Risoleta Neves. Depois passou a serem realizados no Estádio Municipal, alguns anos na praça Municipal, vários anos dentro da área Campestre do Clube Rio Branco, e recentemente vem sendo realizada novamente no Estádio Municipal.
Independentemente de local, a Festa do Vinho deixou registrada em todos os visitantes que já marcaram presença no evento, que sempre se realiza na 2ª quinzena de Julho. Oportunidade de conhecer os produtos da cidade e também de degustação dos novos produtos, novos sabores e novos lançamentos dos produtores de Vinho de Andradas.
Entre os dias 21 a 25 de julho, uma nova etapa será realizada, e Andradas estará mais uma vez de braços abertos para receber milhares de visitantes.

Nenhum comentário: