sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sucesso no Dia do Vinho

Foi um sucesso completo a 7ª edição da feira de vinhos, espumantes e sucos de uva realizada de 02 a 06 de junho no armazém central do Cais Mauá, zona central de Porto Alegre. Durante os cinco dias foram comercializadas 22.428 garrafas, superando as 17 mil vendidas no ano passado. O resultado aponta para o acerto da Phoenix e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em aplicar a estratégia que coloca a degustação de produtos, somada à informação direta, como a mais eficiente. Estiveram mostrando seus produtos 35 vinícolas nacionais e a feira foi visitada por cerca de 30 mil pessoas. Durante o evento foram apresentados shows musicais e cursos sobre vinhos.
O ponto alto das festividades foi a cerimônia oficial em homenagem ao Dia do vinho, realizada na manhã do dia 06 – apresentação do jornalista Lasier Martins - e que reuniu as principais lideranças do setor vitivinícola, autoridades estaduais, municipais e grande público. Na oportunidade foi encenada a chegada dos imigrantes italianos pelo Lago Guaíba por produtores rurais dos municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul, ligados a Emater. Outro destaque foi a benção do pão e do vinho conduzida pelo arcebispo metropolitano D. Dadeus Grings.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin Júlio Fante, o setor vem experimentando uma expressiva evolução em termos de qualidade, bem como da agilidade na comunicação com os consumidores. Fante sublinhou a crescente necessidade de integração entre os produtores de uva e dos vinícolas e criticou a excessiva carga tributária que impede um crescimento mais amplo do segmento. Júlio Fante destacou o trabalho desenvolvido pela Phoenix, liderada por Armando Paschoal, na realização de eventos que cada vez mais ganham importância e servem como ponto referencial para a promoção e divulgação do vinho brasileiro.
Para o enólogo e proprietário da Casa Pedrucci, Gilberto Pedrucci, o evento mostrou mais uma vez sua importância. Participante há vários anos dos eventos, Pedrucci destacou a relação próxima com o consumidor e os bons níveis de venda. Outro enólogo que participa ativamente é Thomas Bolzan, da vinícola Panizzon, de Flores da Cunha. Para ele, a feira conseguiu atingir seus objetivos e garantiu que em conversa com outros expositores, a maioria mostrava plena satisfação pelos resultados obtidos, ou seja, todos venderam bem. No final do último dia de feira alguns representantes de vinícolas revelavam que já não possuíam mais produtos, pois tudo já havia sido comercializado.

Nenhum comentário: