sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dal Pizzol 35 Anos

O vinho mais esperado do ano da Dal Pizzol Vinhos Finos acaba de ser lançado. Formadores de opinião de quatro capitais brasileiras – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis – além, é claro, de Bento Gonçalves, cidade onde a vinícola está localizada, tiveram, em primeira mão, a oportunidade de provar o Dal Pizzol 35 Anos – Safra 2005. Agora, o vinho já está disponível para os apreciadores em todo o país. Aqui, em Porto Alegre, eu estava presente, como já escrevi, e comprovei a qualidade extraordinária do vinho.
A série de lançamentos iniciou pela capital gaúcha. O jantar foi no restaurante Peppo Cucina no dia 24 de maio, reunindo a imprensa de Porto Alegre. No dia 26 foi a vez de São Paulo com um jantar no Varanda Grill com acompanhamento do sommelier Tiago Locatelli. Na ‘cidade maravilhosa’ – Rio de Janeiro – o lançamento foi no Restaurante Roberta Sudbrack no dia 27 e no dia 28 foi a vez de Florianópolis, na Essen Vinhos. Encerrando o circuito, a vinícola promoveu um jantar no Ristorante Enoteca Dal Pizzol no dia 31 de maio.
Com rótulo personalizado, garrafa e embalagem diferenciadas, o vinho anuncia toda sabedoria adquirida ao longo dessas três décadas e meia. A harmonia pode ser sentida na alquimia dos sabores com 45% de Cabernet Sauvignon, 35% de Merlot, 10% de Cabernet Franc e 10% de Ancellotta.
Apresentado em uma embalagem de madeira com seis garrafas ou em cartucho de uma unidade, o Dal Pizzol 35 Anos expressa um talento natural e cheio de experiências, sabedoria e sensibilidade. Esta trajetória permitiu à vinícola alcançar a qualidade dos vinhos que elabora, através do amor no cultivo de castas nobres, do trato cuidadoso na arte do vinho e de um atendimento personalizado a todos que se relacionam com a Dal Pizzol.
O Dal Pizzol 35 Anos – Safra 2005 expressa o resultado de 35 anos de dedicação à arte de elaborar grandes vinhos. Um assemblage top, exclusivo, que pode ser encontrado apenas em lojas, delicatessens e na própria vinícola. Com produção limitada de 3.350 garrafas numeradas, o vinho é um corte de quatro variedades harmonicamente equilibradas que resultam em um único exemplar, ideal para comemorar a data.
Com 13º de graduação alcoólica, o vinho apresenta coloração vermelho púrpura e reflexos rubi intenso. Com aromas finos e complexos em perfeita harmonia, mescla frutas vermelhas com especiarias (ameixas secas, mirtilo e canela). No paladar, mostra-se um vinho robusto, com bom volume de boca, corpo pleno, persistência média-longa, harmônica, amplo, com taninos maduros e elegantes.
Indicado para acompanhar pratos condimentados, carnes vermelhas e exóticas, caças, aves, massas com molho a base de carnes e queijos tipo chedar, colonial, parmesão, roquefort e grana, sugere-se degustar o Dal Pizzol 35 Anos na temperatura entre 16º e 20ºC. Para melhor apreciação de suas características, aconselha-se decantar de 30 a 90 minutos antes de servir, a fim de maximizar o bouquet.

Nenhum comentário: