quinta-feira, 3 de junho de 2010

Vinho e poesia unem Brasil de norte a sul

Setenta poesias de 50 autores foram inscritas no 1º Concurso Vinho & Poesia, promovido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em parceria com a Comercial Vinho & Poesia. A ação, que integra a programação do Dia Estadual do Vinho, mostra que não há fronteiras para o vinho. As poesias vencedoras serão conhecidas durante o Filó Italiano que acontece neste sábado (5) no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos.
Em forma de poesia, o vinho foi enaltecido por poetas de todas as regiões do Brasil. A maioria dos poemas é das regiões Sul e Sudeste. As poesias foram analisadas pelo historiador e poeta, Remy Valduga, pelo enólogo Luis Henrique Zanini, além da equipe do site Vinho e Poesia. Segundo Zanini, as poesias por ele analisadas foram bem variadas, muitas nostálgicas remetendo à colonização italiana. Outras ligadas a relacionamento, amor, erotismo e sensualidade. Sem acesso aos autores, ele acredita que devido a delicadeza das produções a maioria deva ser de mulheres devido a linguagem feminina dos textos.
Com a iniciativa, a Aprovale busca valorizar a criatividade e o conhecimento sobre a cultura do vinho. Todos os textos premiados serão publicados nos sites www.vinhoepoesia.com.br e www.diadovinho.com.br. Os direitos autorais subsequentes a esta edição são de propriedade dos seus autores, não tendo a Comercial Vinho & Poesia nenhum direito sobre os mesmos.
Serão premiadas as três melhores poesias, julgadas por uma comissão julgadora formada por três membros de reconhecida capacidade intelectual e literária, que poderá conferir Menções Honrosas ou Especiais, sendo eles Remy Valduga, Luiz Henrique Zanini e Luciana Radaelli. Serão analisados os critérios de criatividade, correção linguística, originalidade e relação direta com o tema.

PREMIAÇÃO CONCURSO VINHO & POESIA
1º lugar: 1 caixa de Espumantes (6 garrafas), 1 caixa de Vinhos (6 garrafas), uma refeição com acompanhante e uma diária de hotel com acompanhante, apostila de degustação da V&P e a publicação da poesia nos sites www.diadovinho.com.br e www.vinhoepoesia.com.br.
2º lugar: 1 caixa de Vinhos e Espumantes (6 garrafas), uma refeição com acompanhante, apostila de degustação da V&P e a publicação da poesia nos sites www.diadovinho.com.br e www.vinhoepoesia.com.br.
3º lugar: 1 caixa de Vinhos, apostila de degustação da V&P e publicação da poesia nos sites www.diadovinho.com.br e www.vinhoepoesia.com.br.
Menção Honrosa: apostila de degustação da V&P.

Nenhum comentário: