quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Frigorífico de ovinos no Mato Grosso

Jornalista Janice Gutjahr, do Agrolink Notícias, manda-me a informação sobre um grande frigorífico de ovinos que vai ser contruído no Mato Grosso, enquanto aqui no Rio Grande do Sul, terra da ovelha, os produtores de várias regiões reclamam a inexistência de boas unidades de abate. O município de Vila Rica, a 1.259 km a nordeste de Cuiabá, situado no Consórcio Intermunicipal Norte Araguaia, irá receber investimentos de R$ 1 milhão para implantação de um frigorífico de ovinos. A indústria será a primeira do Estado com o Selo de Inspeção Federal (SIF) neste segmento.
A habilitação permite que a produção industrial possa ser comercializada com outros estados e até países. Os recursos serão aportados pelo governo federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O município ofertará contrapartida de R$ 140 mil.
Segundo informações do zootecnista e superintendente da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de Mato Grosso, Paulo de Tarso, a escolha do município obedeceu alguns critérios como baixo IDH, número de pessoas carentes, economia da região entre outros fatores. Ainda de acordo com Paulo de Tarso, nos próximos dias uma equipe técnica comandada por ele visitará todos os municípios vizinhos a fim de cadastrar os produtores da região. "Temos de viabilizar a matéria-prima para a produção". A produção será beneficiada pela logística, pois o município está a 40 quilômetros do Pará e aproximo de grandes consumidores de ovinos como o norte e nordeste.
Atualmente, Mato Grosso conta apenas com dois frigoríficos de ovinos, em Porto Estrela e Rondonópolis. Ambos possuem autorização para comercialização em nível estadual, o selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE/MT).

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente o RS está ficando para tráz no processamento de carne ovina e caprina,enquanto os outrso estados estão construindo plantas frigoríficas novas e modernas e para exportação aqui ainda se descute por exemplopara quem vou vender minha produção.