A família Serrano Mira está ligada à criação de vinhos de qualidade há inúmeras gerações. Nas suas propriedades, foram conservadas talhas de barro, datadas de 1667, que serviam de recipientes para a produção de vinho. O bisavô materno foi um dos três fundadores e o primeiro presidente da Adega Cooperativa de Borba, CRL, uma das mais promissoras adegas do Alentejo. O avô paterno criou uma das primeiras empresas particulares para produção de vinhos no Alentejo, em Borba, atualmente denominada Sovibor e que já não faz parte do patrimônio da família.Os irmãos Mira, desde muito cedo, sempre acompanharam as atividades familiares, no setor do vinho e, ao longo do tempo, foram assimilando vivências importantíssimas para o desenvolvimento do projeto Herdade das Servas.
A família Serrano Mira zela por um patrimônio vitícola de 200 hectares de vinha. Dividido em três vinhas: Vinha do Azinhal (90 ha), Vinha da Judia (55 ha) e Vinha das Servas (55 ha). As idades das vinhas estão compreendidas entre os 15 e 55 anos, exceto a Vinha das Servas, plantada em Janeiro de 2007.
Estão implantadas por talhões as seguintes castas: Touriga Nacional, Syrah, Aragonês, Cabernet Sauvignon, Trincadeira, Alicante Bouschet, Petit Verdot, Vinhão, Merlot, nas tintas, e Roupeiro, Antão Vaz, Alvarinho, Semillon e Arinto, nas brancas.
As vinhas são seguidas por uma equipe de viticultura, liderada por Carlos Mira, acompanhado por Nuno Quintans e assessorados pelo Prof. Ivon Bugaret, especialista em doenças na vinha e professor na Universidade de Bordéus, que faz um acompanhamento permanente através da estação meteorológica.
A adega está preparada para vinificar em separado pequenos lotes. Assim, as cubas de vinificação não ultrapassam os 14 mil quilos, com sistema de temperatura controlada e em aço inoxidável.
As cubas de armazenagem são de pequena dimensão para levar as castas até ao final do processo sem mistura, até o momento em que a equipe de enologia efetua os melhores blends ou se decida que determinada casta por si só, tem características de excelência, saindo assim em monovarietal.
O Jantar com o melhor da terra do fado, às 20h30min, foi no Espaço Gourmet - Rua Carlos Barbosa, 425. Bairro Azenha. Teve menu inspirado na saborosa mesa lusitana, harmonizado com os selecionados vinhos de nossos patrícios:
Recepção: Espetinhos de camarão/ vinho: Vinhas da Servas branco 2008
Entrada: Caldo verde/vinho Vinha das servas tinto 2007
Primeiro prato: Filé de peixe à escabeche/vinho Monte das Servas Escolha tinto 2007
Prato principal: Bacalhau à Bras/vinho Monte das Servas Colheita Selecionada 2006
Degustação especial: Herdade das Servas Touriga Nacional 2006
Sobremesa: Pudim de claras/vinho: Porto Burmester Ruby (não é da Herdade das Servas).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário