Mais de 30 criadores de ovinos da região de Pinheiro Machado, em sua maioria pequenos proprietários, fizeram uma reunião com o deputado Fernando Marroni (PT) para manifestar a intenção de criar uma associação, que poderá chegar a 500 associados, para buscar alternativas para sua atividade econômica. Eles se queixam dos baixos preços pagos pela lã e pela carne, sendo que, no caso desta última, não há desculpa para pagar pouco, pois a demanda é cada vez maior. A lã, sim, enfrenta problemas de mercados internacionais em baixa.
O que mais atrapalha a comercialização das pequenas propriedades é a falta de estrutura ede organização da cadeia produtiva, que deixa os criadores nas mãos de intermediários que os exploram. Em função disso, centenas de famílias que trabalham tradicionalmente com ovinos ficam desestimuladas.
Um dos organizadores da associação, Mário Alfredo Mendes de Lima, lamenta que a região não possui sequer um local digno e organizado para abate dos animais. No abatedouro municipal, o preço cobrado para abater um animal é alto e o preço da carne oferecido no mercado regional não compensa. O deputado Marroni sugeriu a revisão do atual contrato com o matadouro e prometeu apoio para a associação defender os interesses de seus futuros 500 associados. “A região conhecida como a Capital da Ovelha não pode ficar nesta situação”, afirmou o deputado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário