terça-feira, 6 de outubro de 2009

Miolo Wine Group na Avaliação Nacional de Vinhos

A Miolo Wine Group classificou 16 amostras entre as mais representativas da safra 2009 na 17ª Avaliação Nacional de Vinhos, evento que reuniu mais de 750 apreciadores da bebida no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), inclusive eu. Participaram 70 vinícolas com a inscrição de 308 amostras avaliadas às cegas por 81 enólogos convidados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Do total, 35, ou seja, 50% classificaram seus vinhos na relação dos 30% mais representativos da safra. “A Miolo Wine Group teve um ótimo desempenho, pois 70% das amostras enviadas (21 amostras) foram selecionadas”, afirma o diretor técnico da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.
A empresa conseguiu se destacar em variedades que fazem parte do planejamento estratégico do grupo no longo prazo como é o caso da Pinot Noir no projeto Fortaleza do Seival Vinneyards (Campanha/RS), da Merlot no projeto Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha/RS), da Merlot no projeto RAR (Campos de Cima da Serra/RS) e da Chardonnay e Pinot Noir como base de espumante no projeto Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos/RS). Essas quatro amostras foram selecionadas para o Painel de Degustação da ABE, realizado no sábado durante a Avaliação Nacional.
Descrição Sensorial das amostras da Miolo selecionadas para o Painel de Degustação da ABE. Foram coletadas as palavras mais frequentes a partir da descrição feita por 54 enólogos, durante a degustação de confirmação.

Categoria: Vinho Base para Espumante

1. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay/Pinot Noir): coloração pouco intensa, límpido e brilhante. Tonalidade amarelo-palha, com reflexos verdes. No nariz tem uma intensidade leve, com notas de frutas cítricas, flores brancas (laranjeira), maçã verde, frutas brancas e levedura. O aroma é fino e nítido. No gustativo, tem corpo mediano, de boa acidez; é equilibrado e agradável. Tem uma média persistência.
Da Vinícola Miolo

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

10. PINOT NOIR: coloração de média intensidade, tonalidade vermelho-rubi, vivo. Nariz de média intensidade, predominando as notas de ameixa preta, amoras, framboesa, cereja, morango e sutil vegetal/herbáceo. Paladar de corpo médio, ataque agradável, com taninos elegantes e macios. Tem um sabor equilibrado, com sutil adstringência. Tem uma acidez de média intensidade e uma boa persistência.
Da Fortaleza do Seival Vineyards Vitivinicultura

Categoria: Tinto Fino Seco

11. MERLOT: coloração de intensidade média/alta, predominantemente vermelho-rubi. Olfato de média intensidade, com notas de ameixa preta seca, amêndoa, frutas passas, framboesa, compota, geleia, sutil vegetal e leve tostado (madeira). Paladar com taninos macios, maduros; acidez média e médio corpo. Tem um toque alcoólico e sutil adstringência. Apresenta média/alta persistência.
Da Lovara Vinhos Finos

12. MERLOT: coloração de alta intensidade, vermelho-violáceo. No nariz é intenso, com notas de frutas vermelhas, feno, ameixa seca, uva passa e capuccino. No paladar tem um toque adocicado, é encorpado (estruturado), com taninos potentes. Relativamente alcoólico, de boa acidez; equilibrado e persistente.
Da RAR.
Elaboração: Mauro Celso Zanus, Magda Beatris Gatto Salvador, Mateus Chies


O Miolo Wine Group foi criado em 2006 para reunir uma linha de mais de 70 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que atenda a todos os segmentos. O grupo possui hoje oito projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile), Osborne (Espanha e Portugal) e Los Nevados (Argentina).

Nenhum comentário: