sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Promoção do suco de uva começa em Hong Kong

A promoção do suco de uva no mercado nacional e internacional começou na Ásia Fruit Logística, que começou nesta quarta-feira (2) e encerra nesta sexta-feira (4), em Hong Kong, na China. Segundo Raquel Rohden, coordenadora do projeto pelo Ibravin, que participou da feira, a estreia do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva na Ásia Fruit Logística foi uma grande oportunidade de divulgação para o suco de uva brasileiro. O programa é desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Raquel Rohden lembra que a Ásia é a região que mais cresce no mundo, abrigando quase metade da população terrestre. “Além disso, as taxas de crescimento econômico são superiores às de qualquer outro continente e os asiáticos, também em virtude do aumento da renda per capita e da urbanização, estão alterando seus padrões alimentares e incluindo mais frutas e sucos em sua dieta”, afirma. “Dentro deste contexto, a Asia Fruit Logística é a porta de entrada do suco de uva brasileiro no mercado asiático – oportunizando o aprendizado sobre as culturas locais, além da realização dos contatos comerciais e fechamento de negócios”, destaca.
Fruit & Log
Na próxima terça-feira (8), ocorrerá a primeira participação coletiva das vinícolas que produzem suco de uva em uma feira nacional dedicada ao setor, a Fruit & Log, em São Paulo, que seguirá até o dia 10. A parceria, que conta ainda com o apoio do Sebrae e do governo gaúcho, abrange os estabelecimentos vinícolas que elaboram sucos de uva natural e integral nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Bahia.
Além da presença em feiras e eventos, serão desenvolvidas atividades de capacitação em Boas Práticas de Elaboração e degustações em ponto de venda. Também estão programadas participações na Fruit Logistica 2010, de 3 a 5 de fevereiro, em Berlim, Alemanha, e na Gulfood 2010, de 21 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
As ações ainda prevêem duas edições do Projeto Comprador, com rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais na Fruit&Log, em São Paulo, e na Frutal Cone Sul, de 5 a 7 de novembro, em Bento Gonçalves.

Nenhum comentário: