Só nos meses de junho, julho e agosto, região recebeu mais de 69 mil visitantes.
Nem crise mundial, nem gripe suína. O Vale dos Vinhedos atravessou os meses de julho e agosto comprovando, mais uma vez, que é um dos mais requisitados destinos enoturísticos da América Latina. Na contramão das atuais crises, a região registra crescimento no número de visitantes neste inverno, comparando-se a igual período do ano passado. Enquanto em 2008 o Vale recebeu 65.200 visitantes durante toda a estação, somente nos meses de junho, julho e agosto de 2009, esse número chegou a 69.670.
Embora a estação mais fria do ano termine somente em 23 de setembro, o aumento do fluxo turístico reflete o acerto de cantinas, hotéis, restaurantes, pousadas, queijarias e outros empreendimentos do Vale que não têm medido esforços para oferecer uma grande diversidade de atrativos capazes de encantar visitantes de todo o Brasil e também do exterior. Conforme informações dos proprietários de estabelecimentos que integram a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o crescimento no número de visitantes neste ano variou entre 25 e 45%.
Primeira região do Brasil a obter Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos vem colhendo os resultados de investimentos na melhoria da qualidade de seus vinhos e espumantes, hoje reconhecida em todo o mundo. “Além disso, a campanha institucional do Vinho Brasileiro também está colaborando muito para a divulgação e valorização do produto nacional”, avalia Patrícia Carraro, diretora da Lídio Carraro Vinícola e Boutique, uma das 35 cantinas do Vale.
A boa fase para as vinícolas do Vale dos Vinhedos vem refletindo também na ampliação do volume de vendas das cantinas. De acordo com Fabiano Olbrisch, gerente de marketing da Casa Valduga, o mês de julho foi histórico para a empresa. “O número de visitantes e de vendas cresceu mais de 20% e em nosso restaurante tivemos fila de espera em vários dias do mês”, destaca.
Quem também comemora os resultados da temporada é o empresário Leandro Giordani, diretor do Ristorante Don Ziero, situado junto à Vinícola Cordelier. Segundo ele, o mês de julho foi o melhor dos últimos seis anos, sendo que o movimento cresceu cerca de 35% neste ano em relação a 2008. Ele acredita que muitos turistas que haviam programado férias na Argentina, acabaram optando pela Serra Gaúcha em razão da gripe A. “Recebemos muitos visitantes da Grande Porto Alegre e de São Paulo e Rio de Janeiro neste período”, afirma.
Além das regiões sul e sudeste do Brasil, o Vale dos Vinhedos vem atraindo turistas de todos os estados do país e também do exterior. Os visitantes estrangeirosem sua maioria são provenientes de países como Argentina, Alemanha, Itália e Uruguai. Tendo os melhores vinhos do Brasil como anfitrião, a região chama a atenção por sua paisagem natural que muda de cores e nuances a cada estação e por inúmeras manifestações culturais preservadas no patrimônio histórico e arquitetônico da região e também no artesanato, nos hábitos e costumes de trabalho e vida.
A cultura do vinho está em todos os cantos do Vale dos Vinhedos. Mas, não é só de vinho que a região se mantém. Empenhados em oferecer opções gastronômicas, de cultura e lazer diversificadas, os empresários da região têm apostado na abertura de novos empreendimentos para atrair ainda mais visitantes. É o caso da Couros do Valleh, loja de vestuário, bolsas, calçados e acessórios em couro inaugurada em junho de 2008. “A receptividade dos turistas foi muito boa e, em apenas um ano já vimos nosso movimento crescer em torno de 30%”, comemora a proprietária Patrícia Fontanive.
Outro empreendimento criado a apenas um ano no Vale dos Vinhedos, o Giordani Café da Colônia, também tem motivos para acreditar no sucesso da iniciativa. Conforme a proprietária Dulce Giordani, o café que tem capacidade para atender simultaneamente apenas 45 pessoas, recebeu mais de mil pessoas só no mês de julho. “O movimento melhorou muito este ano e, além de turistas de todo o Brasil, já recebemos diversos grupos de países como Alemanha e Itália”, salienta.
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