sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Os melhores vinhos da safra 2009

Chegou o grande dia. Será amanhã, de manha, em Bento Gonçalves, a Avaliação Nacional de Vinhos 2009, quando enólogos, enófilos e amantes do vinho estarão reunidos para degustar e decidir quais são os melhores vinhos da safra deste ano. A promoção da Associação Brasileira de Enologia é um dos maiores concursos do gênero no mundo.
Hoje, ao entardecer, estarei rumando para Bento. Ficarei com meu amigo Moysés Michelon, no Hotel Villa Michelon, e de lá partirei para a grande expedição de provar os 16 melhores vinhos já selecionados por 81 enólogos entre 308 amostras inscritas por 70 vinícolas. No final, serão divulgados os 93 melhores vinhos da safra, representativos de 30% dos inscritos.
Mais de 750 enólogos, enófilos, especialistas e simplesmente amantes do vinho estarão reunidos, no Centro de Eventos de Bento Gonçalves, na 17ª Avaliação Nacional de Vinhos. Ao degustarem 16 vinhos selecionados entre 308 amostras inscritas pelas vinícolas de todo o País, vão conhecer a qualidade da safra 2009 e indicar alguns dos melhores tintos, brancos e base de espumantes. São produtos de 70 vinícolas dos estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, avaliados, inicialmente, por um grupo de 81 enólogos durante três semanas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho.
Depois de degustar cada uma das 16 amostras, o participante dará sua nota e assinalará seus comentários na ficha de degustação. Dezesseis especialistas convidados, vindos da Inglaterra, Argentina, Chile, França, Alemanha e Austrália, falarão sobre cada um dos vinhos.

Nenhum comentário: