quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cumprimentos ao Guilherme Velloso

Acabei de ler o número 23, Safra 2009, da revista Wine Style, que tem entre seus editores o jornalista Guilherme Velloso. Está muito boa a edição, com uma grande reportagem sobre o irresistível charme da região francesa de Bordeaux; outra, sobre o enoturismo na Úmbria, na Itália, um paraíso a serdescoberto; uma degustação dos fabulosos Tokay, também chamados “néctar dos deuses”; e um perfil de de Mariano Garcia, verdadeira lenda do vinho espanhol. Também há textos sobre vinhos da Toscana e uma análise da Expovinis 2009.
No prefácio, assinado por Velloso e os demais editores Arthur Azevedo e Mario Telles Jr., uma crítica aos que sugeriram a criação de um selo a ser colocado pela Receita Federal nas garrafas de vinho, como forma de lutar contra o contrabando. Tanto produtores nacionais quanto importadores são contrários, pois só encarecerá ainda mais o vinho. A própria Receita Federal já se manifestou contra. Mas a matéria continua tratmitando nos escaninhos do poder público.
Acompanha a edição um caderno especial sobre vinhos de Portugal. Os textos são de Guilherme Velloso, com destaque para Bairrada, Dão, Minho e Douro. Procurei identificar uma região onde, há muitos anos, pela primeira vez na vida, vi uma colheita mecanizada de uvas finas, o que achei brutal na época, e não encontrei. Já nem me lembro direito onde foi, mas acho que foi no Alentejo Não esqueço, porém, que jantei com o proprietário da vinícola, bebemos grandes vinhos, comemos pombos com arroz e passas e, no meio da refeição, ele disse que aquele cálice no qual eu bebia o gostoso vinho tinha mais de 300 anos em sua família. A bebida perdeu toda a graça para mim, pois passei a segurar a preciosidade com as duas mãos, louco de medo de quebrá-la!
Meus cumprimentos ao Guilherme Velloso pela edição da Wine Style 23.

Nenhum comentário: