O projeto “Observatório do Vinho” está perto de se tornar realidade. Esta semana, entidades representativas do setor vitivinícola brasileiro realizaram reuniões com o Sebrae Nacional para a elaboração de um projeto de inteligência competitiva, que servirá aos mesmos objetivos do “Observatório do Vinho”, previsto no projeto Visão 2025. “A intenção é reunir todas as informações sobre o setor e a respeito do mercado onde ele está inserido, acompanhadas de profunda análise técnica para facilitar a compreensão da realidade e ajudar na tomada de decisões”, explica o diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani.
“O conceito de inteligência competitiva nada mais é do que a capacidade do setor de tomar decisões baseado em dados e informações organizados e analisados por especialistas”, relata o consultor Roosevelt Tomé Silva Filho. “O objetivo é melhorar a competitividade do setor no mercado doméstico e internacional”, completa.
O projeto, que estará integrado ao Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (Sics), terá a duração de dois anos. Os encontros preparatórios fazem parte do planejamento do projeto, que tem prazo de dois meses para ser elaborado e apresentado. A partir daí, uma entidade chamada de “nucleadora”, com capacidade operacional e de manutenção do processo de inteligência competitiva, ficará responsável por executar o projeto pelo período de dois anos.
“Neste primeiro contato, notamos que a ferramenta da inteligência competitiva vem ao encontro das necessidades do setor”, observa o consultor. “Também notamos que o setor carece de maiores informações sobre ele mesmo”, comenta.
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