Criado pelos designers “Irmãos Campana”, ícone representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros. A estratégia de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), criada pela Escala, para reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e iniciar o processo de construção de imagem da marca no exterior tem um ícone máximo: o saca-rolhas verde-amarelo exclusivo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os mundialmente conhecidos “Irmãos Campana”. O objeto que passará a ser um símbolo dos vinhos brasileiros no país e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. O lançamento nacional da campanha institucional do Ibravin ocorrerá em São Paulo, nesta terça-feira (5), às 17h, no primeiro dia da Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina.
Designers de arte reconhecidos internacionalmente pela simplicidade do seu trabalho, os brasileiros Humberto e Fernando Campana foram escolhidos pelo Ibravin por representar, com o seu trabalho, tudo aquilo que os vinhos brasileiros são e, sobretudo, como pretendem ser vistos pelos consumidores. “Descomplicados, democráticos, companheiros de momentos alegres, assim são os vinhos brasileiros e assim são os Irmãos Campana”, comenta o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Do seu austero estúdio em São Paulo, situado no bairro Santa Cecília, no centro da cidade, Humberto e Fernando Campana definem a criação do novo ícone dos Vinhos do Brasil. “É a força da natureza e o poder da abstração, reunindo beleza, corpo e poesia em uma peça única”, sustentam. Conforme eles, o saca-rolhas cria uma transição entre a cor verde bandeira na parte superior e o amarelo-dourado metálico na parte inferior, da “espiral” que penetra a rolha.
“Os Campana” detalham a criação do ícone da seguinte forma: “formado por linhas leves e elegantes, o saca-rolhas símbolo dos vinhos brasileiros funde dois universos, a forma orgânica das videiras, que se retorcem naturalmente, como o movimento de curvas da cadeira Corallo, que se cristalizam como um rabisco no ar”. A referência à premiada cadeira Corallo remete também a outro objetivo de sucesso criado pela dupla de designers, a sandália Melissa Corallo, obra inspirada na mesma obra.
Desenvolvida por eles em 2004, a cadeira Corallo, produzida por Edra, na Itália, é feita de aço inoxidável, de forma irregular, moldada com as mãos, para lembrar os recifes de coral da costa brasileira. Segundo os designers, a poltrona feita de fios emaranhados, que é uma das marcas registradas dos “Irmãos Campana”, é um “rabisco em 3D”. Em 2005, a peça ganhou o primeiro lugar na feira de móveis de Valência, na Espanha. Atualmente, integra a coleção permanente do Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York (EUA). “É uma peça referência que, com certeza, vai ajudar na difusão do saca-rolhas pelo mundo afora”, diz Humberto.
“Pois é este saca-rolhas – repleto de significados –, que, a partir de agora, pretende se fixar na cabeça e nos corações das pessoas como um símbolo inesquecível dos Vinhos do Brasil”, salienta Bertolini.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário