quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O sucesso de uma bento-gonçalvense


Anglonubiana, uma cabra da serra gaúcha que se deu muito bem no centro do país.
.......................

Paulo de Tarso dos Santos Martins envia informações do Blog de Silvio Doria que dá conta do sucesso de uma bento-gonçalvense na Fenagro, em Salvador, Bahia, que aconteceu entre 26 de novembro e 5 de dezembro. Foi, segundo Dória, a maior e melhor Exposição Nacional da Raça Anglonubiana de todos os tempos, tanto em quantidade de animais (foram 557 só na pista de julgamento), como em qualidade, opinião unânime entre todos os que tiveram o privilégio de por lá passarem.
“De todos os fantásticos animais que ali foram apresentados vou me deter na nossa Lila, contando um pouco de sua história e trajetória – escreveu Dória. Filha de Royal Atributo Cielo em Dagron Silver Frea, Lila Royal Cielo, irmã gêmea de Willy Royal Cielo, foi gerada na tradicional Cabanha Cielo, do selecionador Claudio Jorge Gnoato, em Bento Gonçalves – RS.
Com genética 75% canadense e 25% americana, Lila é uma cabra que impressiona por suas características de conformação, mas em especial pela sua harmonia e condição aos 6 anos de idade. Possuidora de uma linha de dorso forte e nivelada, tem uma garupa longa e larga, na inclinação exata, em um corpo longo, profundo e arqueado, que lhe conferem uma grande capacidade digestiva e respiratória, chegando com facilidade aos 100 kg (embora estivesse com 92 kg na Nacional), tudo isso em uma cabra feminina, com pescoço lançado, e apoiada em aprumos intactos, além de possuidora de um úbere muito bem conformado e funcional.
A vi pela primeira vez em Farroupilha – RS, na Cabanha Sepe Tiaraju, que havia comprado Lila e seu irmão Willy da Cabanha Cielo. Uma das principais razões para adquirirmos todos os 216 animais Anglonubianos dessa Cabanha foi exatamente trazer Lila e Willy, que já naquele momento, nas baias de um rebanho de produção sem qualuqer tratamento diferenciado, se destacavam.”

Nenhum comentário: