A Miolo Wine Group (MWG) embarca em dezembro a primeira carga de vinhos para Hong Kong, principal porta de entrada para o mercado chinês e asiático. Inicialmente a empresa exportará seis rótulos para o país. Hong Kong é um importante comprador de vinhos. Em 2009, importou cerca de 34 milhões de litros da bebida, o equivalente a US$ 520 milhões, conforme dados do Projeto Wines of Brazil.
A vinícola estava em negociação havia dois anos para iniciar as vendas para aquela região. Por não terem produção local, os chineses são grandes importadores da bebida. Hong Kong também serve de plataforma para outros locais da Ásia. “É uma grande vitrine para os países vizinhos”, afirma Morgana Miolo, diretora de Relações Internacionais da empresa.
O consumo da bebida em Hong Kong tem crescido, de acordo com a Wines of Brazil, com destaque para os vinhos superpremiuns e luxo. Nessa categoria, a Miolo exportará o Lote 43, o Cuvée Giuseppe, o Castas Portuguesas e o espumante Millésime. Os outros dois rótulos serão o Seleção Pinot Grigio/Riesling e o Seleção Tempranillo/Touriga. “Hong Kong tem mantido sua posição de destino para produtos de luxo e alto valor agregado, além disso, o interesse da classe média por vinhos tem crescido. O vinho é uma bebida que desperta interesse no país. Um dos exemplos é o aumento no número de confrarias abertas lá nos últimos anos”, diz Morgana.
A Miolo tem investido nos países asiáticos. Em 2009, ingressou no mercado japonês com a contratação de Angela Hirata, consultora responsável pelo case de sucesso da marca Havaianas no exterior. Os produtos Miolo também são vendidos em Singapura. A MWG é a maior exportadora brasileira de vinhos. A empresa já está presente em 25 países.
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