quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

500 Vinhos Tintos

Quando você começa a observar a história do vinho, ele se torna mais que uma simples bebida. O vinho é muito mais que uma simples bebida. Ao longo dos séculos, ele foi comercializado através de fronteiras, e esteve presente na celebração de tratados entre nações e em coroações de reis. A fama de uma região pode sustentar-se na qualidade de seus vinhos. Fazer vinho comum é fácil, mas produzir grandes vinhos é um desafio constante de equilibrar os efeitos do solo, insolação, chuva e geada com a variedade de uva, seu método de cultivo e a habilidade do vinicultor.
O vinho reflete o lugar de origem. Ele capta aspectos do solo e do clima em seu sabor. Isto é conhecido como o terroir e explica por que dois vinhos, feitos com a mesma variedade de uva em partes diferentes do mundo, têm sabores diferentes. O vinho também espelha a essência das uvas, seus ricos sabores frutados, a acidez e a estrutura, que se desenvolve com o tempo.
O livro 500 vinhos tintos, de Christine Austin, abrange uma grande diversidade de vinhos – variando em sabor, preço e origem. Com milhares de vinícolas em dezenas de países produzindo vinhos que inundam lojas especializadas e supermercados, pode ser intimidante escolher a bebida certa para acompanhar um jantar simples, uma grande ceia ou uma ocasião especial. Este livro objetiva guiá-lo rumo aos melhores vinhos do mundo, descrevendo as regiões vinicultoras, suas uvas e o clima de cada uma delas, para, a seguir, selecionar algumas das melhores vinícolas, seus vinhedos e vinhos em cada área. É uma verdadeira jornada de descobertas, que não exige nenhum conhecimento prévio sobre vinho.
Christine Austin é uma conceituada escritora, com vasta experiência em degustação de vinhos no mundo inteiro. Como jurada internacional de vinhos, já participou da comissão julgadora nas principais competições de muitos países, como França, Itália, Chile, Argentina, África do Sul e China. É presidente do júri do mundialmente famoso International Wine Challenge (Desafio Internacional de Vinho), em Londres.
Editora:Marco Zero ISBN:978-85-213-1646-6. Preço: R$ 44,90.

Nenhum comentário: