sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vinícola Pericó

Como já está escrito mais acima, na reprodução de minha coluna Painel Econômico, do Jornal do Comércio, uma das grandes novidades na Expovinos foi a Vinícola Pericó, de Santa Catarina, que apresentou dois espumantes e um vinho rose. Ela produz vinhos em alta altitude, em São Joaquim, e está com um projeto fora do comum de colher apenas 750 g de uva por planta, quando a média brasileira é de um quilo para cima. Além do mais, está apostando em safras tardias. Vai colher o cabernet sauvignon recém agora, dia 18 de maio, quando o pessoal aqui na serra gaúcha colhe, no máximo, até 15 de abril. Com isso, vai conseguir 14 graus brics na uva.
Conversei muito com Tânia de Liz Camargo, da área comercial da Pericó, e com Wander Weege, administrador da vinícola, que falaram com entusiasmo do projeto, inciado em 2004, já com três produtos no mercado e preparando o lançamento de outros. Os dois espumantes já lançados são pelo método charmat. O próximo, ainda este ano, será um champenoise, e, em 2010, vinhos merlot e cabernet sauvignon.
O rose Taipa, lançado agora, tem 40% de merlot e 60% de cabernet sauvignon. Passou 28 dias em carvalho francês e foi engarrafado numa garrafa francesa especialmente desenhada para a Peircó.

Nenhum comentário: