terça-feira, 22 de novembro de 2011

Wines of Brasil promoveu degustação com os 14 vinhos mais exportados


Andréia Gentilini do Wines of Brazil, coordenou a mesa

Os vinhos brasileiros mais exportados
Fotos Ana Paula Kleinowski/Wines of Brasil
..........................


Objetivo foi descobrir os segredos dos principais rótulos brasileiros comprados mundo afora, indicando caminhos para vinícolas que ainda buscam sua primeira venda ao exterior.
Você sabe quais são os vinhos brasileiros mais exportados? Nesta sexta-feira (18), o projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoveu uma degustação com os 14 rótulos verde-amarelos que mais fazem sucesso mundo afora.
Segundo a gerente do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, o objetivo da iniciativa foi desvendar os segredos dos principais vinhos brasileiros que estão sendo exportados, bem como analisar os mercados que estão adquirindo estes produtos. “É um exercício prático que será útil às empresas integrantes do Wines of Brasil nas suas estratégias de exportação”, comentou. A intenção é fornecer dados concretos para a escolha dos rótulos que as vinícolas devem priorizar no mercado externo, estabelecendo um padrão de qualidade, variedades de uvas, preços e menor ou maior presença de madeira nos vinhos.
Andreia observou que a avaliação dos produtos mais aceitos no mercado internacional oferece um panorama sobre o potencial de exportação em cada um dos mercados-alvo do projeto. Participaram da degustação 12 empresas – Aurora, Basso, Boscato, Dal Pizzol, Dom Cândido, Don Giovanni, Don Guerino, Dunamis, Galiotto, Larentis, Perini e Santo Emilio – a maioria delas pertencentes ao PPE (Programa de Primeira Exportação), que prevê consultorias em todas as áreas do negócio para preparar as empresas a efetivar a sua primeira venda ao exterior.
A degustação educativa dos 14 rótulos foi às cegas, com todos os participantes comentando as características organolépticas dos vinhos, além de preço e embalagem. A condução foi de Júlio César Kunz, da Dunamis, que falou ainda sobre os mercados compradores destes vinhos – Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Bélgica e China. Também foram abordados os mercados de Hong Kong, Canadá, Polônia e Suécia.
Fabiano Maciel, gerente de exportação e importação da Miolo, apresentou o projeto Alísios do Seival, que desenvolveu vinhos específicos para o mercado inglês. Os 14 vinhos brasileiros mais exportados são de cinco vinícolas: Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton. Os produtos são exportados de US$ 6 a US$ 35. Confira a lista completa dos rótulos abaixo.

VINHOS BRASILEIROS MAIS EXPORTADOS

Vinho Variedade Mercado
1
Miolo Alísios do Seival Pinot Grigio / Riesling Inglaterra
2 Miolo Family Vineyards Merlot Diversos países, destaque para Holanda
3 Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet Sauvignon 10 países, destaque para Holanda
4 Miolo Family Vineyards Cabernet Sauvignon Diversos países, destaque: China
5 Aurora Cabernet Sauvignon Alemanha
6 Aurora Moscatel Estados Unidos
7 Aurora Chardonnay Dinamarca, Japão e Holanda
8 Casa Valduga Duetto Chardonnay/Riesling vários países, destaque para Alemanha.
9 Casa Valduga Premium Cabernet Franc Alemanha
10 Casa Valduga Gran Reserva Cabernet Sauvignon Vários países, destaque para EUA (Fogo de Chão)
11 Lidio Carraro Agnus Merlot EUA
12 Lidio Carraro Dadivas Chardonnay EUA
13 Salton Flowers Frisante aromático Vários países, destaque para
Alemanha e Polônia
14 Salton Classic Tannat Vários países, destaque para Bélgica.

Nenhum comentário: