terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cordeiro ao mirtilo e vinho tinto, do chef Baldresca

Sabor La Gourmandise, em Porto Alegre. Foram duas aulas: Culinária contemporânea, com Mamadou Sène; e Trio de Risotos, com Marcello Baldresca. Os chefs prepararam os pratos ao vivo, explicando o passo a passo de cada receita, que depois de pronta foi degustada pelos alunos. As aulas foram precedidas por uma degustação de vinhos e canapés, servidos como cortesia. Para acompanhar os pratos durante a aula, vinhos e bebidas puderam ser adquiridos na loja.
O senegalês chef Mamadou, que foi cozinheiro de João Cabral de Mello Neto, no Senegal, montou um cardápio contemporâneo: Entrada - Carpaccio de palmito de pupunha, com tartar de salmão, pesto de hortelã, tomate seco e flor de sal. Prato Principal - Peixe à Mediterranée (filé de peixe grelhado, com abobrinha, berinjela, cebola roxa e cogumelo-de-paris). Acompanhamento: tomate recheado com anchovas, azeitonas e manjericão. Sobremesa - Creme de ganache com chantilly de coco (com uso de sifão) .
O chef Marcello Baldresca apresentou seu Trio de risotos : Camarão com raspas de limão siciliano e bottarga; Cogumelos secos e frescos; Cordeiro, mirtilo e vinho tinto. Sobremesa Sgroppino com frutas vermelhas, sorbet de limão e espumante .

Nenhum comentário: