terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ouro e Prata para espumantes Dal Pizzol



Dirceu Scottá, presidente da ABE, Christian Bernardi e Edvaldo Gallon
Foto: Gilmar Gomes
................

A Dal Pizzol Vinhos Finos foi uma das vinícolas mais premiadas no 7º Concurso do Espumante Brasileiro. Foram três Medalhas, sendo duas de Ouro e uma de Prata para os espumantes Dal Pizzol Tradicional Brut, Dal Pizzol Brut Charmat e Dal Pizzol Brut Rosé, respectivamente. Os enólogos Dirceu Scottá e Edvaldo Gallon receberam os prêmios em jantar realizado no dia 27 de outubro no Centro de Eventos Famiglia Giovanaz, em Garibaldi (RS).
A recente conquista evidencia a qualidade dos espumantes Dal Pizzol que chegam como uma excelente dica para os brindes de Natal e Réveillon. Aliás, estes são prêmios que se aliam a outros já conquistados pela vinícola, motivo de orgulho para quem se dedica a elaborar espumantes brasileiros com qualidade reconhecida mundialmente.
O concurso, promovido pela Associação Brasileira de Enologia, integrou a programação da Fenachamp 2011. Realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, reuniu 231 amostras de 70 vinícolas, premiando 72 espumantes, ou seja, os 30% mais pontuados conforme normas internacionais. A avaliação foi feita por um painel de 51 degustadores entre enólogos, jornalistas e especialistas. Para obter Medalha de Ouro a pontuação necessária é de 88 a 93 pontos. Já para a Medalha de Prata é de 84 a 87 pontos.
Os espumantes Dal Pizzol:
Espumante Dal Pizzol Brut - Processo Charmat - Elaborado a partir de um vinho base de Pinot Noir e Chardonnay mais evoluídos. Encontrado em duas versões 750 e 350ml.
Espumante Dal Pizzol Brut - Processo Champenoise - Elaborado com uma seleção de grandes vinhos das cepas Chardonnay que dá elegância, Pinot Noir (Blanc de Noir) responsável pelo corpo, estrutura e persistência, completando com um leve toque de acidez e sutileza de aromas.
Espumante Dal Pizzol Brut Rosé - Obtido pelo Método Charmat Longo a partir de um vinho base de Pinot Noir e Chardonnay, os quais são cortados ainda quando mosto, portanto antes da fermentação alcoólica, originando desta forma um especial equilíbrio dos pigmentos avermelhados do Pinot Noir com os pigmentos amarelados do Chardonnay.
Este espumante Dal Pizzol Brut Rosé eu degustei no Circuito Brasileiro do Vinho, dia 24 de outubro, na Catedral Metropolitna, em Porto Alegre, e gostei muito. Acho, também, que fiz uma boa descrição do produto para o público que nos prestigiava.

Nenhum comentário: