Um movimento independente de vinícolas-boutique do Chile, que tem o objetivo de manter a forma artesanal de produção de vinhos e continuar abocanhando mercado, visita o Brasil durante o mês de novembro como parte de apresentação do conceito de trabalho e das bebidas exportadas, algumas já à venda no território brasileiro. Neste mês, o movimento irá passar pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte para apresentar produtos de 17 vinícolas ao mercado brasileiro.
O MOVI - Movimento das Vinícolas Independentes foi criado em 2009 com o foco principal de promover produtos de origem local, preservando a qualidade e a identidade da região na qual foram produzidos. “Nasceu como parte de um interesse comum entre produtores dos vinhos em ‘escala humana’, que se juntaram para divulgar seus projetos, pensando em diversas formas de motivação, além da comercial”, diz Felipe Garcia, vice-presidente da organização. “É uma forma também de trazer novas alternativas ao segmento”, comenta.
Representante de vinícolas em todo o Chile, o MOVI reúne, em sua maioria, pequenas empresas familiares, e de pessoas que produzem os itens artesanalmente, em suas próprias casas, preservando a alta qualidade, a uma escala pequena. “Cada membro do MOVI tem um compromisso honesto e desinteressado pela independência, transmitindo em cada etapa da produção sua maneira de interpretar determinado terroir e vinhedo, e que são manifestados na forma de viticultura, vinificação, envelhecimento e distribuição”, diz Garcia.
Os vinhos são principalmente vendidos fora do Chile, já que o mercado deste produto no país é limitado. “As exportações são o que nos permite crescer. Temos parceiros que enviam bebidas para mais de 15 países, e também outros menores que produzem 3.600 garrafas por ano”, diz. Dentre os mercados principais, atualmente o MOVI exporta para Inglaterra, Finlândia, Bélgica, França e Brasil.
O Chile é mundialmente conhecido como um país vinícola. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Chile foi, de janeiro a setembro de 2011, o primeiro país exportador de vinhos para o Brasil, com entrega de 18.985.051 garrafas, mais de 70% à frente da Argentina, que está na segunda colocação. Já o MOVI teve investimento em 2010 de US$ 17.254,00 (dólares). As companhias participantes do movimento têm produção de cerca de 40 mil caixas por ano, entre exportações e mercado nacional. Para o Brasil, as vinícolas do MOVI exportam 3.600 caixas por ano, com garrafas vendidas a um preço médio de US$ 78,13 (dólares)
“Nosso objetivo é duplicar estes números em um prazo de cinco anos”, diz Felipe Garcia. “Não competimos com empresas grandes, e criamos um movimento independente pois queremos mostrar o Chile de outra forma, focando na família e no nosso trabalho, feito por nossas mãos. Nossos vinhos possuem uma rica diversidade, são feitos com paixão e parte importante de nossas vidas”, diz.
Algumas vinícolas, ainda, oferecem tours de enoturismo como forma de oferecer aos convidados uma experiência única de degustação e apreciação dos locais. Dentre os maiores exportadores do MOVI, está a Von Siebenthal. Localizada na região de Valparaíso, a vinícola recebe visitas e oferece degustação e reservas para almoço. Há ainda vinícolas menores, como a Gillmore, na região do Valle Del Loncomilla, que montou um tour de enogastronomia, no qual o visitante se hospeda em uma pousada no próprio local, degusta o vinho e pode conhecer todo o processo de produção.
Os vinhos dos produtores do MOVI são divididos nos tipos Carignan, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Syrah, Merlot, Tempranillo, Grenache e Carménère. Há vinhos tintos e brancos, de diversas características e que podem ser harmonizados com grande variedade de pratos. Os vinhos elaborados pelas vinícolas do MOVI já foram premiados nacionalmente e também internacionalmente, com reconhecimento em diversas instituições avaliadoras da bebida. No Brasil, é possível encontrar as bebidas em grandes importadoras (vendas online ou por representantes), por preços a partir de R$ 80 (reais) a garrafa (veja a lista das importadoras abaixo).
Os vinhos do MOVI que serão apresentados no Brasil
Primeiro, o nome do produtor, depois o vinho e, em terceiro lugar, os varietais:
Bravado Wines - Facundo 2007 - Carignan, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot
Bustamante - Mantum 2007 - Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah e Merlot
Clos Andino - Clos Andino Le Carménère 2010 - Carménère, Cabernet Sauvignon e Outros
Flaherty Wines - Flaherty 2007 - Syrah, Cabernet Sauvignon e Tempranillo
Garage Wine Co. - Lot # 27 Old Vine Carignan Field Blend 2010 - Carignan e Grenache
Gillmore - Hacedor de Mundos Cabernet Franc 2007 - Cabernet Franc
I-Wines - I Latina Carménère 2009 - Carménère e Syrah
Lagar de Bezana - Single Vineyard Limited Edition 2007 - Syrah
Meli - Meli Carignan 2008 - Carignan
Peumayen - Peumayen Carménère 2009 - Carménère, Syrah e Petit Verdot
Polkura - Polkura 2008 - Syrah, Malbec, Viognier, Grenache, Tempranillo e Mourvedre
Reserva de Caliboro - Erasmo 2006 - Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot
Rukumilla - Rukumilla 2006 - Malbec, Syrah, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc
Starry Night - Starry Night 2010 - Syrah
Trabún - Trabún 2009 - Syrah
Villard - Tanagra 2009 - Syrah
Von Siebenthal - Parcela # 7 2008 - Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Merlot.
Importadoras nas quais os vinhos MOVI estão à venda: Gillmore, Ana Import (www.anaimport.com.br); I-Wines, Berenguer Imports (www.berenguerimports.com.br); Reserva de Caliboro, Casa do Porto (www.casadoportovinhos.com.br); Villard, Decanter Vinhos Finos (www.decanter.com.br); Bustamante/ Meli/ Trabún, La Charbonnade (http://www.lacharbonnade.com.br/); Lagar de Bezana, Magnum Importadora (www.magnumimportadora.com); Garage Wines Co./ Polkura, Premium Wine Import (www.premiumwines.com.br); Bravado Wines/ Flaherty Wines/ Von Siebenthal, Terramater Importadora (www.terramatter.com.br); Starry Night, Vinoart (http://vinoart-vinhos.blogspot.com).
MOVI - Site - http://www.movi.cl; Facebook - http://www.facebook.com/pages/MOVI/134911009915649; Twitter - @movichile. A H3 Design é a agência de eventos do MOVI no Brasil - www.h3design.com.br / (11) 3151-4912/ vera@h3design.com.br. A assessoria de imprensa no Brasil é a Fundamento Comunicação Corporativa - Vanessa Grinberg e Renan Martins Frade, vgrinberg@fundamento.com.br e rfrade@fundamento.com.br - (11) 5095-3865/ (11) 5095-3873.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário