terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sugestão de vinho para o prato de uma jovem chef

Mariana Amaral Cerqueira Pires, de 21 anos, ganhou concurso LG Life Tastes Good Championship com a ajuda de namorado e irá para Paris com direito a workshop no Le Cordon Bleu e um curso na escola Alain Ducasse. O concurso não exige indicar o vinho para acompanhar o prato vencedor. Tomo a liberdade de indicar um,o Gran Reserva Chardonnay D.O. 2010 da Casa Valduga, um vinho do Vale dos Vinhedos, que passou seis meses em barricas de carvalho de primeiro ano, provenientes de florestas da Romênia, onde meu amigo dr. Theo Georgiades passou a infância, com tostagem média, e de barricas francesas tipo Borgonha, com tosatagem média. É um vinho amarelo-palha, de aroma fascinante, volumoso e potente em boca, com frutas maduras e notas finas da madeira.
A paulistana Mariana Amaral passou por cinco etapas, todas elas com a ajuda de seu namorado que foi seu assistente desde o início da competição, e surpreendeu os jurados com a escolha da receita Atum em Crosta de Papoula, Lula, Ravioli de Vieira e Coulis de Beterraba com Laranja. Sem dúvida, um prato que pede um vinho branco.
Os jurados Edgard Scandurra, William Ribeiro, Flavia Quaresma, Fred Frank e o mestre de cerimônia Oliver Anquier declararam que foi muito difícil a escolha de apenas um ganhador. Os cinco finalistas se dedicaram muito e ousaram nas receitas desde o início da competição com ingredientes brasileiros e misturas originais.
Com o crescente interesse do público brasileiro nos últimos anos pela cultura gastronômica, a LG Electronics trouxe ao Brasil a primeira edição do concurso e aposta na descoberta de novos talentos para fortalecer a imagem do país globalmente nesse segmento. “Queremos nos aproximar dos consumidores, ressaltando o que queremos transmitir por meio dos nossos produtos: qualidade de vida, praticidade e multifuncionalidade”.A campeã levou para casa produtos da LG (refrigerador Side by Side, Adega e Forno Solar Dom), além de uma viagem a Paris com direito a workshop na melhor escola de gastronomia do mundo, o Le Cordon Bleu, um curso na escola Alain Ducasse e um jantar no Aux Lyonnais.
Os demais finalistas são: Vincenzo Mario Galluzzi com Robalo com Crosta de Presunto Cru e Ervas com Risoto de Flor de Abobrinha (2º lugar), Rodrigo Simões Ferreira com Panceta com Polenta Cremosa Trufada e Tartar de Maçã Caramelizada com Foie Gras (3º lugar), Farhad Baranpurian com Robalo com Camarão ao Pesto de Coentro e Geléia de Pimenta (4º lugar) e Rodrigo Tristão Chargel com Costela de Tambaqui Marinado, Purê de Jambu e Caramelo de Tucupi (5º lugar).

Nenhum comentário: