sábado, 5 de novembro de 2011

Viagem pelo mundo das harmonizações

Japão e Brasil são os dois últimos destinos do ano de 2011 da Vinícola Salton pelo mundo da enogastronomia. Com o tema “A Enogastronomia pelo Mundo”, o calendário de jantares harmonizados da Vinícola Salton encerrará o ano de 2011 desvendando as delícias do Japão, no dia 12/11, e do Brasil, no dia 10/12. Os eventos são ambientados na charmosa adega da vinícola, onde a atmosfera remete às caves dos castelos medievais. O cardápio de 2012 já começou a ser elaborado e promete repetir a mistura de sucesso de vinhos, espumantes e boa mesa na Serra Gaúcha.
A cada novo encontro, que visa à aproximação do público com o universo do vinho, a chef Idana Spassini traz pratos típicos da culinária do país, em combinação com produtos sugeridos pelo sommelier Vinícius Santiago. A série de jantares se consagrou como opção de enoturismo e lazer gastronômico na região, atraindo desde os amantes do vinho, até aqueles que buscam por um passeio diferenciado.
O jantar japonês, realizado no mês de novembro, iniciará com couvert de cenoura fantasiada de sushi, servido com Salton Poética. A entrada, camarão empanado sobre salmão defumado e salada de agrião, será harmonizada com Salton Volpi Gewurztraminer. O primeiro prato principal será um yakissoba de legumes com iscas de filé, frango e suíno, saboreado com Salton Volpi Pinot Noir e, o segundo, lombo de atum grelhado em crosta de gergelim ao sakê e shoyu com legumes em fita, acompanhado pelo Salton Virtude. Para fechar com chave de ouro, a sobremesa, tempurá de figos frescos com sorvete e calda de caramelo, será combinada com Salton Moscatel.
Já o jantar inspirado no Brasil, que irá ocorrer no mês de dezembro, começa com couvert de empadinhas caiçaras com tempero da chef, servido com Salton Reserva Ouro. A entrada, linguiça flambada na cachaça, será harmonizada com Salton Volpi Pinot Noir. O primeiro prato principal será arroz vermelho com costelinha de porco desfiada e petit pois, saboreado com Salton Volpi Cabernet Sauvignon e, o segundo, medalhões de filé ao molho de alho-poró e manteiga temperada, batatas ao forno e geleia de pimenta, acompanhado pelo Salton Desejo. Para fechar com um clima bem brasileiro, a sobremesa, bolinho de fubá e calda de goiabada e queijo minas, será combinada com Salton Moscatel.
Os jantares são realizados na adega da Vinícola Salton, a partir das 20h. Para reservas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (54) 2105.1000 ou (54) 9964-7500, com Lucimara Fronza. No dia 12, estarei em Portugal, mas, em dezembro, sou bem capaz de ir até Tuiuty participar do jantar e beber os grandes vinhos elaborados pelo mestre Lucindo Copat, Enólogo do Ano 2010.

Nenhum comentário: