A importadora Wine Stock e a Cultinvest Asset Management acabam de lançar um produto inédito no Brasil que vai movimentar o mercado de vinhos raros e aguçar os paladares dos wine investors: o Bordeaux Wine Fund Multimercado, que aplicará 100% em um fundo offshore cuja carteira é composta por vinhos finos de produtores consagrados da região de Bordeaux, na França.
Estes vinhos finos são mundialmente conhecidos como Investment Grade Wines (IGW) e têm apresentado desempenho superior a muitos dos investimentos tradicionais nos últimos cinco anos. Trazem, ainda, alto potencial de valorização futura em função do crescimento da demanda e da oferta restrita.
Os vinhos que compõem a carteira de investimentos do fundo offshore são ativos negociados na Liv-ex, a bolsa eletrônica especializada em vinhos localizada em Londres, e têm como parâmetro comparativo o Liv-ex Fine Wine Investables Index, que conta com uma carteira de vinhos de 24 produtores top de Bordeaux, sendo um dos melhores índices de investimento no setor. Este índice aumentou 48% em 2010, acumulando alta de 36% em euros até novembro. Nos últimos cinco anos, a rentabilidade alcançou 135% em euros.
A carteira do fundo offshore Bordeaux Wine Fund é composta por vinhos já engarrafados e até 20% por vinhos en primeur (ainda não engarrafados). “Os valores são estipulados pela máxima do mercado financeiro: lei da oferta e da procura. Com a produção reduzida, esses vinhos são cada vez mais raros e só ficarão prontos daqui a 15 ou 20 anos, dando a oportunidade de comprar a preços relativamente baixos no início da produção e obtendo lucros ao final do processo”, afirma Douglas Andreghetti, diretor da Wine Stock.
A redução das taxas de juros internacionais, necessária para recuperar a economia dos países desenvolvidos após a crise de 2008, tem gerado uma forte procura por investimentos alternativos, entre os quais se destacam os chamados “Passion Investments”, que abrangem joias, obras de arte e vinhos finos. Estes últimos, em particular, apresentam vantagens como a redução constante da oferta em decorrência do próprio consumo e a possibilidade de precificação adequada através da bolsa eletrônica Liv-ex.
“O Bordeaux Wine Fund Multimercado possibilita agora ao investidor brasileiro fazer um aplicação que, além de ser uma excelente alternativa de diversificação de carteira, devido à baixa correlação com os ativos tradicionais de renda fixa e renda variável, também envolve o prazer de entrar no universo dos investimentos em produtos cheios de glamour e sofisticação”, comenta Alexandre Zákia, CEO da Cultinvest Asset Management.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário