segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vinhos do Pampa em São Paulo

Os vinhos da Estância Guatambu, situada no município de Dom Pedrito, na região da Campanha, bem ao sul do Rio Grande do Sul, já podem ser encontrados na capital paulista, na D.O. Brasil - Vinhos, Sucos e Espumantes. Trata-se de uma boutique-bistrot, com show-room, escritório de vendas, wine-bar, espaço para cursos e eventos, degustações e harmonizações. O espaço é especializado em vinhos brasileiros que estão se destacando, e conta com o atendimento especial de sua proprietária, Cecília Leite, Sommelier Internacional e Técnica em Enologia.
O lançamento contou com uma degustação de dois vinhos especiais da Guatambu: o Cabernet Sauvignon Rastros do Pampa Premium e o Sauvignon Blanc, poeticamente batizado de “Ecos do Pampa”. O vinho branco, safra 2010, mereceu especial destaque pelo seu frescor. A degustação foi um verdadeiro sucesso, com inúmeros convidados, inclusive “pedritenses”, que foram prestigiar os vinhos de sua cidade natal.
D.O Brasil – Vinhos, sucos e espumantes: Rua Tomás Carvalhal, 620, Bairro Paraíso, SP, (011)3051-5156, http://blog.vinhosdobrasil.net/blog/
Rastros do Pampa Premium
Vinho varietal Cabernet Sauvignon safra 2009, lançado na Expovinis 2010, durante a degustação do projeto do Ibravin “Para saber os sabores dos vinhos do Brasil”, onde recebeu uma das maiores pontuações entre os vinhos tintos brasileiros. Recebeu Medalha de Ouro no 6º Concurso Internacional “Emozioni dal Mondo”, realizado na Itália, Medalha de Prata no V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil e foi selecionado entre os 30% superiores na Avaliação Nacional dos Vinhos 2009.
Apresentando 13% de grau alcoólico, destaca-se pelos aromas intensos de frutas maduras negras, de boa complexidade, e os taninos bem resolvidos e macios. Vindo do bioma Pampa Gaúcho, é marcado por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos. Foi elaborado em parceria tecnológica na vinícola experimental da Embrapa Uva e Vinho, e passou 2 meses em barril de carvalho francês Allier média tostagem. Rastros do Pampa Premium é um lote limitado de 12.000 garrafas numeradas
Ecos do Pampa
Vinho varietal Sauvignon Blanc 2010, lançado em outubro passado, durante o 38º Remate Guatambu, Alvorada e Caty, em Dom Pedirto. Foi elaborado em parceria tecnológica na vinícola Piagentini, e assinado pelo enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, especializado em vinhos brancos. Apresenta coloração verde prata, brilhante e límpida com aromas finos e delicados de broto de tomate e notas finais cítricas. Ao paladar, revela amplo volume e estrutura, mostrando-se fresco e elegante, com muita untuosidade, aliado à intensa acidez. Possui lote limitado de 2.570 garrafas numeradas.

Nenhum comentário: