Há 25 anos, em uma propriedade no interior de Flores da Cunha, tinha início oficialmente o que se tornaria uma das mais reconhecidas vinícolas brasileiras. No final de janeiro a Viapiana Vinhos e Vinhedos dá início a sua 25º vindima sem esquecer do passado, mas olhando firmemente para o futuro. Para comemorar o momento a vinícola projeta o lançamento de novos produtos e começa o trabalho de fortalecimento de seu mais novo objetivo: se aproximar do consumidor.
Para isso, em meados de 2010 foi lançada a nova proposta de comunicação da vinícola. Sob o slogan Envolva-se, a Viapiana pretende aproximar o consumidor de seus produtos e filosofia através de uma série de ações. No final de fevereiro deve estar no ar o novo site da cantina, com espaços para compras e interação com o consumidor. Pouco depois, no início de março, será a vez de colocar em funcionamento outra ferramenta de comunicação com o consumidor final, esta, ainda mantida em sigilo.
“Envolva-se é fazer com que o consumidor integre a Viapiana, faça parte da nossa família e se aproxime cada vez mais. Foi por isso que criamos o Enoespaço e todas as ações que estão por vir. O objetivo da campanha Envolva-se é criar um laço que envolve todo este universo que é o vinho e a Viapiana”, afirma Cesar Curra, gerente de marketing da Viapiana.
O que já não é mais segredo é o lançamento de dois novos produtos, que comemoram os 25 anos da vinícola e ampliam seu mix no mercado de vinhos finos. Em abril, durante a Expovinis, em São Paulo, será apresentado o VIA1986 Marselan. Tratam-se de pouco mais de dois mil litros que ficaram um ano e meio em barricas de carvalho americano antes de serem engarrafados e ficaram mais seis meses em caves. Mais limitada ainda será a produção do espumante VIA1986 Champenoise Brut Chardonnay, com lançamento previsto para o final do ano. O primeiro espumante produzido através do método champenoise pela vinícola terá apenas 1,7 mil garrafas.
A Viapiana colheu sua primeira safra em 1986. No entanto, muito antes disso, em 1925, a família já era reconhecida como produtora de vinho para subsistência e simbolo da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A família chegou a receber neste ano, em Porto Alegre, uma medalha durante as comemorações pelo cinquentenário da chegada dos imigrantes. Durante boa parte de sua história foi uma grande produtora de vinhos de mesa e, desde 1999, é reconhecida pela qualidade e custo benefício dos vinhos finos. Em 2010 foi a única vinícola brasileira a receber medalha de ouro (Espumante Brut Viapiana) no Concours Mondial de Bruxelles, realizado em Palermo, na Itália, em abril. Mais de 6,6 mil amostras participaram do concurso.
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