segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Vitisul na Feovelha

Como já noticiei no Blog, a Associação dos Vitivinicultores do Extremo Sul foi apresentada durante a Feovelha, em Pinheiro Machado. Aqui, mais alguns detalhes.
A Vitsul integra 10 projetos vitivinícolas, com 120 hectares de vinhedos Vitis vinífera em três municípios – Pinheiro Machado, Piratini e Pedras Altas – localizados na Serra do Sudeste do RS. O professor Eduardo Giovannini fez palestra sobre o tema “Caracterização e Geografia da Região do Extremo Sul”, no Auditório da Emater durante a 27ª Feovelha, no Parque Charrua. Paralelamente à 27ª Feovelha, aconteceu a 11ª Vinovelha, um festival gastronômico que harmoniza os pratos à base de carne ovina com os vinhos produzidos na região.
Segundo o presidente da Vitisul, Rossano Luis Lazzarotto, 10 projetos fazem parte da associação, sendo três vinícolas (Terrasul, Hermann e Pedras Altas) e sete viticultores. Eles abrangem 120 hectares em três municípios – Pinheiro Machado, Piratini e Pedras Altas – situados na macroregião da Serra do Sudeste do RS. Todos os vinhedos cultivam uvas finas da espécie Vitis vinífera. O destaque da região é a produção de vinhos tintos de qualidade, especialmente das uvas tannat, cabernet franc, merlot, cabernet sauvignon e castas portuguesas, como a touriga nacional e a aragonês. Nos brancos, as variedades sauvingon Blanc, malvasia e chardonnay se sobressaem.
Um dos objetivos de médio e longo prazo da Vitisul é conquistar a Indicação de Procedência para a região, que já reúne um pólo de produtores ao sul da Serra do Sudeste gaúcha. Ao norte, por exemplo, em Encruzilhada do Sul, são cultivados vinhedos de vinícolas conhecidas como Casa Valduga, Lidio Carraro, Angheben e Chandon. As condições climáticas são as mesmas, baixo índice pluviométrico (um dos menores do Brasil); alta amplitude térmica, especialmente na época de maturação das uvas; e altitude de 650 metros, entre os paralelos 31 e 32. “Esta região é conhecida por ter o dia mais longo do Brasil”, comenta.
A Vitsul buscará unir os viticultores associados para encontrarem e aplicarem novas tecnologias, incrementar o cultivo de uvas e a elaboração de vinhos e espumantes, além de atrair novos investimentos para a região. Os produtores integrantes da associação são Pedro Mota, Luis Eduardo Batalha, Carlos Eduardo Seronni Garcia, Amir Borsatto, César Clinden e Rossano Lazzarotto.

Nenhum comentário: