terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Começo oficial da vindima no Vale dos Vinhedos

Além de colher uva, Vindima do Villa Michelon tem música, corais e jogos.
Fotos Gilmar Gomes
................


Parreirais carregados, uvas maduras e muita, muita alegria. É assim que o Vale dos Vinhedos se prepara para abrir oficialmente a Vindima 2011. A promoção é do Hotel Villa Michelon com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). O evento será realizado no dia 5 de fevereiro, com passeio ciclístico, colheita e pisa de uvas, missa festiva e para finalizar um grande filó italiano com corais, jogos típicos e o jogo de damas de vinho. Tudo para celebrar mais um ano de muito trabalho, amor e dedicação a cultura do vinho. Uma oportunidade para vivenciar múltiplas experiências.
Muitas atrações estão sendo preparadas para receber turistas e a própria comunidade. A programação inicia com o Passeio Ciclístico da Vindima. A concentração será às 16h30min na Vinícola Cave de Pedra com chegada no Hotel Villa Michelon, totalizando um percurso de 4 km. Após, ciclistas, comunidade, autoridades e turistas participarão em conjunto de um dia de colheita no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon. Mas o ponto alto do evento será a pisa das uvas. As Soberanas do Vale dos Vinhedos – rainha Vanessa Crestani e as princesas Camila Milani e Letícia Dal Magro - entrarão na mastela (grande bacia de madeira) onde pisarão nas uvas num ato folclórico que resgata costumes dos imigrantes italianos vividos na época da colonização. O ato também contará com a participação da Imperatriz do Vinho e suas princesas, da rainha e princesas da Festa de Abertura da Vindima de Monte Belo do Sul, além de autoridades e convidados.
Depois da Missa Festiva todos seguem para o Filó Italiano que nesta edição acontecerá no Salão da Comunidade 8 da Graciema, onde haverá degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos. É neste momento que as comunidades do Vale dos Vinhedos realizam jogos típicos como a mora e a bisca, além da apresentação de canções italianas pelo Coral Vale dos Vinhedos. O Jogo de Damas de Vinho, onde as peças são taças de vinho branco e tinto, fará parte da programação. O sabor típico italiano também estará presente no Filó com os produtos coloniais como o pão caseiro, copa, queijo e salame.
Durante o dia ou no domingo, o turista pode, ainda, aproveitar sua estada para conhecer as mais de 30 vinícolas do Vale dos Vinhedos abertas para visitação, degustação e varejo. Isso sem contar as belas paisagens, capiteis e a agroindústria da região.

Pacotes especiais

Participar de um dia de colheita é vivenciar as emoções e sensações que o Vale dos Vinhedos proporciona somente nesta época do ano. Impossível não saborear a uva diretamente no vinhedo, uma experiência que atiça os sentidos e convida para conhecer o cotidiano de quem vive desta cultura - uma rotina que se repete diariamente entre os meses de janeiro a março.
Esta vivência é oportunizada pelo Hotel Villa Michelon, através de um pacote exclusivo criado especialmente para o período e que coloca o turista em contato direto com o ambiente natural e cultural do roteiro enoturístico. Quem deseja participar da Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos tem a sua disposição um pacote especial de 4 a 6 de fevereiro.
O pacote inclui duas diárias com café da manhã, meia pensão jantar (sábado Filó com programação especial), uvas na recepção, programação de lazer para crianças em todo o período e participação nas festividades de Abertura da Vindima 2011. Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.
Para o período de 11 a 27 de fevereiro, contemplando o período da vindima, o hotel também oferece o pacote Colheita da Uva. Sempre de sexta a domingo (duas diárias), o pacote inclui café da manhã, meia pensão jantar (sendo sábado jantar italiano com show), uvas na recepção e programação de lazer para crianças em todo o período. . Diárias a partir de R$ 285,00 por pessoa em apartamento Luxo Double.
PROGRAMAÇÃO ABERTURA DA VINDIMA 2011 - 5 de fevereiro
17 horas – Passeio Ciclístico de Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos
19 horas – Colheita de uvas no Parreiral Modelo do Hotel Villa Michelon
19h30min - “Pisa” das uvas (esmagamento das uvas com os pés)
20 horas – Missa Festiva
21 horas – Filó Italiano com degustação de vinhos e espumantes de vinícolas do Vale dos Vinhedos, jogos típicos, Jogo de Damas de Vinho e apresentação de corais.

Nenhum comentário: