terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jogos de Colônia de Flores da Cunha

Muito vinho, muito queijo, salame, muito pão e muitas risadas. Estes são os pré-requisitos para requisitos para participar dos Jogos de Colônia de Flores da Cunha que iniciarão no dia 23 de janeiro integrando nove comunidades da cidade numa programação que inclui 11 provas. Tudo cercado de muita festa e tarefas surpresas. Além de integrar as comunidades, as provas também oportunizam atividades do cotidiano dos moradores. Entre as atrações estão a Corrida de Carriola, Revezamento de Salame, Fazer Bigoli, Transportar Vinho, Esmagar Uva com os Pés, Cabo de Guerra, Lançamento de Ovo, Debulhar Milho, Arremesso de Queijo, Plantar Milho e Jogo de Cartas – Briscola e Trisete.
Os Jogos de Colônia deverão reunir em quatro finais de semana, além da etapa final, mais de 4 mil pessoas numa verdadeira integração das comunidades da sede e do interior do município. Para o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Carlos Lisboa, este é o grande objetivo do evento. “Queremos mobilizar a comunidade a se engajar em nosso maior evento. Esperamos poder contar com a adesão de todos”.
A presidente da 12ª Festa Nacional da Vindima, Cristiane Passarin, destaca o valor cultural que a promoção representa. “Além de se aproximar da comunidade, os Jogos de Colônia têm um importante papel de manter vivas as tradições e, principalmente, a alegria da nossa gente”, garante.
Na primeira fase acontecem as etapas seletivas, sendo que a etapa final será no dia 19 de fevereiro, às 14 horas, na Praça da Bandeira. Neste dia também serão realizadas tarefas surpresas e Jogo da Mora, ambos sem pontuação.
Na fase eliminatória, ao final de cada jogo, serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada prova. Somente os primeiros colocados em cada categoria participam da fase final (cidade), quando será entregue troféu para o 1º, 2º e 3º lugar de cada prova e também para os três primeiros colocados na contagem geral dos pontos.
Dependendo das tarefas, as provas serão desenvolvidas de forma individual, em duplas ou por equipe. O funcionamento de cada prova será explicado aos participantes no dia do evento. As provas serão realizadas uma após a outra, com exceção dos jogos de carta, que seguem paralelamente. Ao final do evento terão sido distribuídas mais de 750 medalhas.

ETAPAS SELETIVAS
DATA
HORÁRIO
COMUNIDADE
23 de janeiro (domingo)
9 horas
São Vitor
29 de janeiro (sábado)
9 horas
Mato Perso
29 de janeiro (sábado)
15 horas
Otávio Rocha
30 de janeiro (domingo)
9 horas
Nova Roma
5 de fevereiro (sábado)
15 horas
Cidade e São Gotardo
6 de fevereiro (domingo)
15 horas
São João
12 de fevereiro (sábado)
15 horas
São Cristóvão
13 de fevereiro (domingo)
9 horas
Alfredo Chaves
19 de fevereiro (sábado)
14 horas
Praça da Bandeira

PROVAS
- CORRIDA DE CARRIOLA (Mista / 2 pessoas)
Esta prova será formada por duas pessoas (masculino e feminino). Todas as equipes participantes da prova se colocam lado a lado. Será dado um sinal de partida. As equipes deverão percorrer um determinado percurso. O homem será responsável por conduzir a carriola até o local determinado, enquanto a mulher permanece sobre a carriola. Vencerá a equipe que finalizar o trajeto por primeiro.
- REVEZAMENTO DE SALAME (Misto / 4 pessoas)
A equipe será composto por 4 pessoas, sendo no mínimo uma do sexo feminino. O primeiro integrante de cada equipe deverá ser o que vai sair com o salame na mão. Todas as equipes deverão sair ao mesmo tempo. Cada integrante deverá fazer uma parte do trajeto e correr em determinado trajeto, além de entregar o salame para o próximo integrante de sua equipe e, assim sucessivamente. Vence a equipe que chegar primeiro.
- FAZER BIGOLI (Misto / 2 pessoas)
A prova deverá ser realizada por duas pessoas (masculino e feminino). Uma delas deverá fazer o bigoli e a outra cortar o bigoli. Todas as equipes começam ao mesmo tempo. Vence aquela que fizer a maior quantidade (peso) de bigoli num determinado tempo.
- TRANSPORTAR VINHO (Misto / 2 pessoas)
Cada integrante deverá pegar uma bordalesa cheia de vinho, colocar o vinho em um garrafão, percorrer um determinado trajeto e esvaziar o vinho num tanque. Vence a pessoa que colocar a maior quantidade de vinho no tanque num determinado tempo.
- ESMAGAR UVA COM OS PÉS (Misto / 2 pessoas)
Cada integrante deverá pegar um balaio de uva, colocar na mastela, entrar de pés descalços e esmagar a uva. Vence a pessoa que esmagar a maior quantidade de uva num determinado tempo.
- CABO DE GUERRA (Masculino e Feminino / 5 pessoas)
As equipes competem entre si em um teste de força, puxando uma corda. O cabo é marcado em seu ponto central. O objetivo é puxar o grupo rival de modo a fazê-lo cruzar a linha central.
- LANÇAMENTO DE OVO (Masculino e Feminino / 2 pessoas)
Cada equipe terá por objetivo lançar o ovo cru ao companheiro, percorrendo um percurso sem deixá-lo cair.
- DEBULHAR MILHO (Masculino / 1 pessoa)
Cada equipe terá que debulhar o milho com as mãos. Vencerá a equipe que debulhar a maior quantidade de milho em determinado tempo.
- ARREMESSO DE QUEIJO (Masculino e Feminino / 1 pessoa)
Esta prova é individual. Consiste em arremessar o queijo em três tentativas intercaladas. Vence a pessoa que conseguir a melhor distância dentre as três tentativas.
- PLANTAR MILHO (Individual / 1 pessoa)
Nesta prova o participante deverá plantar um determinado número de pés de milho com uma plantadeira manual, no local marcado em uma determinada distância. Será vencedora a pessoa que plantar todos os pés de milho e chegar por primeiro no local determinado.
- JOGO DE CARTAS – BRISCOLA E TRISETE
Conforme as regras de cada jogo.

* Na etapa final serão realizadas as seguintes provas: tarefa surpresa, desfile do melhor casal caracterizado de colono e Jogo da Mora.

SERVIÇO
12ª Festa Nacional da Vindima
Data: 18 de fevereiro a 13 de março de 2011 (sextas, sábados e domingos)
Horários:
Sextas – das 14 às 22 horas
Sábados e domingos – das 10 às 22 horas
Ingressos: R$ 5,00 com degustação de uvas ou suco
Crianças até 6 anos não pagam
Mais informações: www.fenavindima.com.br

Nenhum comentário: