Seis cooperativas vinícolas apresentaram, dia 29, em Livramento, um novo projeto ao presidente da Assembleia Legislativa, Ivar Pavan. O encontro ocorreu na Vinícola Santa Colina. Estas seis cooperativas reúnem cerca de 850 famílias de vinicultores que pretendem atuar conjuntamente para reduzir custos, oferecer novos produtos e industrialização.
O Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho) e coordenador da Central de Negócios das Cooperativas da Serra Gaúcha (Cnecoop – Serra), Helio Marchioro, adianta que este empreendimento coletivo deseja constituir condições para melhorar a renda dos produtores e gerar produtos diferenciados. “Principalmente com marcas de inserção de mercado que as pequenas sozinhas jamais teriam condições”, observa.
O grupo cooperado visa também implantar uma planta industrial moderna, promovendo a redução de custos de produção, marca industrial de mercado e novos produtos. Entre as iniciativas do projeto está a migração da produção de vinhos de mesa a granel para vinhos finos, espumantes, sucos integrais e privilegiar o segmento de orgânicos.
Esta nova central de cooperativas é enquadrada como estrutura de segundo grau formada pelas cooperativas Aliança, Vitor Emanuel, San Vitor, São Pedro, Santo Antônio e Linha Jacinto. “A Assembleia Legislativa é também um agente de desenvolvimento por meio do seu apoio. Este novo projeto além de econômico também é político porque visa somar forças coletivas. Estas iniciativas permitem que a agricultura familiar possa resistir com qualidade’, analisa Marchioro.
As etapas deste projeto são modulares e suas fases serão apresentadas em detalhes no encontro na Fronteira Oeste nesta quarta-feira, na semana de aniversário de Santana do Livramento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário