Quem subir a serra catarinense, neste inverno, tem uma visita obrigatória à Villa Francioni, em São Joaquim, por três motivos: primeiro, pela qualidade do vinho, principalmente o Joaquim; depois, pelos atrativos da região, a beleza do cenário e da própria vinícola; e, finalmente, pela simpatia do pessoal.
Minha amiga enóloga Maria Amélia Duarte Flores também fala muito bem de lá: “Frio, belas paisagens: qual a melhor companhia neste paraíso do que uma boa taça de vinho? Neste embalo, a Villa Francioni, vinícola símbolo da cidade de São Joaquim brinda a todos os seus visitantes. Com seis andares, repletos de arte, arquitetura e qualidade em cada detalhe, a Vinícola recebe os apaixonados por vinho através de visitas guiadas. Assim, o turista pode conhecer cada fase da elaboração de um vinho de um novo terroir, conhecer toda a tecnologia e ao final brindar com uma saborosa degustação. Neste ano, além de todos os atrativos, a vinícola comemora uma safra histórica: a colheita em São Joaquim foi a mais tardia do hemisfério sul em vinhos comerciais, sendo que a última vindima das uvas tintas Petit Verdot encerrou em 4 de junho, quando a geada já era parte do cenário.”
Já escrevi bastante aqui sobre as colheitas tardias de São Joaquim, tanto na Villa Francioni, quando na Pericó. Fiquei sabendo delas lá na Expovinis 2009, em São Paulo, e foi uma surpresa. Estou sonhando em dar uma chegada por lá na safra de 20010.
“A Villa Francioni – continua Maria Amélia - é uma vinícola conceitual localizada na cidade de São Joaquim, Santa Catarina, sendo um projeto de vida do empresário Dillôr Freitas. Hoje administrada por seus filhos e sob a maestria do enólogo Organlindo Bettu, os vinhedos estão a 1260m de altitude, onde um terroir peculiar permite vinhos de expressão única. Alta tecnologia, baixíssima produção e este clima permitem brancos de muita fruta e tintos de fineza, corpo e elegância. Eleita Vinícola do Ano 2006 pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS/SP), foi considerada por José Peñin, importante escritor espanhol como "Sucursal ilustre do Medoc, Saint Emilion, Toscana e Borgogna. Milagre de terras altas e virgens, capazes de produzir os melhores vinhos do Brasil". Maiores informações no site: www.villafrancioni.com.br
Distância das capitais à São Joaquim: São Paulo - 843Km; Curitiba - 448km; Florianópolis - 235km; Porto Alegre - 283km. Sugere-se agendamento, pelo fone: 49 3233-1918 ou 49-8801-8382.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário