segunda-feira, 20 de junho de 2011

Veuve Clicquot de 1840 é vendida a preço recorde em leilão


Pagaram US$ 43.056 por uma Veuve Clicquot antiga
............
A garrafa de champagne Veuve Clicquot, mais antiga do mundo, foi leiloada na sexta-feira, dia 3 de junho, pelo valor recorde de 30 mil euros (US$ 43.056). O champagne foi resgatado no ano passado de um naufrágio de 1840 próximo às ilhas Aland, na Finlândia.
A garrafa recordista foi vendida para um comprador anônimo de Cingapura em um leilão exclusivo em Mariehamn, Aland, promovido pela Acker Merrall & Condit, a maior casa de leilão de vinhos do mundo. Raros vintages de Veuve Clicquot também fizeram parte do leilão, que teve uma platéia de mais de 600 pessoas e participações online e pelo telefone.
O que torna o champagne de 30 mil euros tão especial não é apenas a sua idade, e sim a peculiar forma em que foi conservada. Segundo grandes especialistas, que analisaram uma garrafa aberta em novembro passado, depois de tanto tempo embaixo do mar, a qualidade da bebida, as notas florais, e o bouquet estão impecáveis devido à temperatura constante e baixos níveis de luz que proporcionaram as condições ideais para o armazenamento, e a pressão nas garrafas impediu o vazamento das rolhas.
Em julho de 2010, mergulhadores descobriram garrafas raras de champagne em um navio naufragado próximo à costa das ilhas Åland na Finlândia, na foz do mar Báltico. Conservadas por quase dois séculos no fundo do mar, ficou comprovado que o conteúdo da garrafas está extremamente bem preservado.

Nenhum comentário: