quinta-feira, 30 de junho de 2011

Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS acontecerá em agosto

A Metade Sul do Rio Grande do Sul terá em agosto a oitava edição de seu principal evento de atualização tecnológica e debate no setor da uva e do vinho, no qual a região se destaca como um dos principais novos pólos produtores do Brasil. Será nos dias 11 e 12, no Clube Comercial, em Bagé, o VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS.
Neste ano, o encontro terá como assuntos centrais de debate setorial o enoturismo como estratégia para o desenvolvimento da vitivinicultura na região e a sustentabilidade ambiental da produção. A abordagem do primeiro tema passará pela apresentação de diagnóstico do enoturismo no Brasil, de casos de sucesso no segmento e de políticas públicas como suporte da atividade. A sustentabilidade ambiental será tratada considerando que o ‘bioma Pampa’ – o ecossistema da região – é um dos mais preservados do Brasil, assinala um dos componentes da comissão organizadora do Seminário, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann. “Dessa condição da Metade Sul decorrem a necessidade de estabelecer estratégias para que a vitivinicultura não venha a eventualmente prejudicar o bioma e, ao mesmo tempo, a oportunidade de evidenciar esse convívio positivo como elemento de divulgação da vitivinicultura regional”, detalha.
O segmento técnico do Seminário colocará em pauta os vinhos finos da Campanha Gaúcha no contexto da vitivinicultura brasileira e os desafios e viabilidade para a irrigação vitícola na região. O evento contará, ainda, com dia de campo sobre mecanização em viticultura, apresentando estações de máquinas para manejo de solo, da planta (poda e condução) e de pragas e doenças, além de degustação temática de vinhos elaborados com uvas da região.
O integrante da comissão organizadora Alexandre Hoffmann assinala que o Seminário, neste ano, será desenvolvido em apenas dois dias (até então, eram três), com o intuito de viabilizar a participação de um maior número de pessoas em toda a programação, inclusive do dia de campo. Hoffmann acrescenta que o Seminário contará com lançamento oficial, nos próximos dias, em Porto Alegre.
O VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS, Ibravin, Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Sebrae-RS, com apoio da Associação Bageense dos Fruticultores e de diversas instituições públicas e privadas. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos e lideranças setoriais e políticas.
Mais informações sobre o Seminário em http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/metadesul2011/.

Nenhum comentário: