quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um recanto do vinho em Montevideu


Corchos, na esquina das ruas Bartolomé Mitre e 25 de Mayo, em Ciudad Vieja
............
Estava pretendendo ir a Montevideu, neste mês de julho, mas acho que não vai dar. Vou me contentar com uma visita a Rivera, para rever amigos e ver a finalização das obras do primeiro hotel cinco estrelas da região, o Hotel Casino, empreendimento de um consórcio uruguaio-argentino. No sábado, dormirei na linda casa em estilo espanhol das Bodegas Carrau, no Cerro do Chapéu, e verei como andam as obras da nova vinícola do grupo, no Cerro da Trindade.
Já que não poderei ir, ao menos vou repassar a informação sobre um belo local na Ciudad Vieja, na capital uruguaia. A Ciudad Vieja, que já era meu bairro preferido em Montevideu, agora ficou mais lindo ainda. O texto é da Bodegas de Uruguay:
“Na esquina de Bartolomé Mitre e 25 de Maio, em plena Cidade Velha de Montevidéu, Corchos Bistró e Boutique de vinhos oferece uma introdução ao conhecimento e uma degustação dos produtos vitivinícolas do Uruguai, para aqueles que desejam conhecer este aspecto da nossa cultura em um curto espaço de tempo e com custo muito razoável. A Experiência do Vinho Uruguaio, evento com que Corchos põe a vitivinicultura do país à disposição de todos .
Desde que o restaurante abriu as portas em junho de 2010, além dos almoços usuais do meio-dia, aos que se somam agora o jantar da sexta à noite, e jantares de harmonização específicos para cada adega, Corchos tem recebido pedidos de diferentes grupos de entusiastas do vinho, tanto de uruguaios como de estrangeiros, com a esperança de encontrar neste espaço dedicado aos produtos uruguaios, um ponto de introdução à indústria do vinho.
Alexa Von Hagen e Juan Sebastián Vazquez conhecem amplamente sobre isso, e diante dessa demanda tão específica tiveram a brilhante idéia de materializar em um produto único: A Experiência do Vinho Uruguaio. A experiência é para assistir por quase uma hora aos diferentes segmentos de um vídeo, enquanto os visitantes provam os vinhos representativos de cada estabelecimento que participaram nele, junto com queijos e frios, no entanto Alexa guia o público e responde a todas suas perguntas.
Antes do início formal do vídeo, o público pode desfrutar de um conjunto de fotografias mostrando o Uruguai em todas as suas várias facetas: cidade, campo, praias, vegetação e fauna, história e arquitetura ocorrem em harmonia com a música.
Logo depois o filme começa com uma recepção pelos membros da família Pisano, todos ativamente envolvidos no trabalho da vinícola que leva seu nome. Enquanto isso, é servido o Brut Negro, o único espumante de Tannat no mundo, criado pelo jovem enólogo Gabriel Pisano, representante da terceira geração da família.
Então se apresentam graficamente o país e sua indústria vitivinícola, localização, estatísticas, história, tudo o que suporta o fato principal a ser claramente no Uruguai uma atividade artesanal e familiar que na maioria dos casos passa de geração em geração há mais de um século. Segue através de uma animação usando o exemplo da vinícola que possui Juan Carrau e Hijos em Cerro Chapeu, uma breve explicação do processo de vinificação.
Volta agora um trecho de conhecimentos, desta vez das castas em geral e em particular da variedade Tannat, a uva emblemática do país, com uma exposição de Eduardo Boido, enólogo de Bouza Bodega Boutique, no entanto se faz degustação de um dos seus produtos mais bem-sucedidos: o Albariño, um vinho branco que foi reconhecido até mesmo em sua terra natal, Espanha.
O enologista Héctor Stagnari, da vinícola Vinos Finos H Stagnari, descreve as características dos solos que podem ser encontrados em diferentes partes do Uruguai. O engenheiro agrônomo Reinaldo De Lucca, por sua vez, aborda o ecossistema, onde a videira, interagindo com a flora e a fauna, e graças à mão do homem, dará o caráter especial aos vinhos, inatingível em qualquer outro lugar do planeta. Acompanha suas palavras a prova do vinho premium Rio Colorado, o assemblage que De Lucca elabora em sua adega.
A seguir, o engenheiro Francisco Carrau falará sobre a pesquisa que está sendo feita no país, destacando o compromisso do Uruguai para fazer o seu vinho Tannat único no mundo. Com ele se faz a degustação do AMAT, um dos melhores exemplos do Tannat premium, que produz a vinícola Vinos Finos J. Carrau e Hijos.
Finalmente, a doutora Graciela Gil, em nome do INAVI expõe sobre os controles de qualidade feitos para a exportação do vinho uruguaio para os mercados internacionais, enquanto fecha a prova apresentando-se o Licor de Tannat produzido por Establecimiento Juanico. O vídeo conclui com testemunhos nas palavras do público, da imprensa e dos inúmeros prêmios obtidos em competições internacionais, mostra incontestável da qualidade do fruto da videira no Uruguai.
Assim, através da Experiência do Vinho Uruguaio em pouco mais de uma hora e sem sair do centro de Montevidéu, o público pode apreciar com os seus sentidos e avaliar a indústria, que é um exemplo do que as pessoas do Uruguai têm de mostrar com muito orgulho.
A Experiência do Vinho Uruguaio está disponível em quatro línguas: Espanhol, Inglês, Alemão e Português. Para viver esta experiência, deve-se coordenar com antecedência pelo telefone: +598 2917 2051 ou e-mail: info@corchos.com.uy ou entrar no site de Corchos - Bistró y Boutique de vinos onde você vai encontrar todas as informações necessárias.”

Nenhum comentário: