quinta-feira, 16 de junho de 2011

12ª Jornada da Viticultura Gaúcha em Monte Belo do Sul


Vinho – Cartaz
............
Palestras sobre as principais doenças que afetam as videiras e as ações de desenvolvimento do setor foram realizadas pela manhã do dia 15. À tarde, os produtores fizeram visitas técnicas a vinhedos e vinícolas.
Como alcançar uma produção de uvas de melhor qualidade, por meio do tratamento eficaz das principais doenças e pragas que atacam a videira, e as ações para o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro. Estes foram os temas abordados na 12ª Jornada da Viticultura Gaúcha, que aconteceu, dia 15 de junho, a partir das 9h, no Clube 24 de Maio, em Monte Belo do Sul (RS). A realização do evento foi do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Comissão Interestadual da Uva (CIU), do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Aprobelo e Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul. O apoio foi da Emater-RS e da Fetag-RS, entre outras entidades e instituições.
“Queremos conscientizar o produtor rural sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças, recomendando formas alternativas de tratamento e controle das principais pragas que atacam a videira, como a Pérola da Terra e o Pé Preto”, afirmou Olir Schiavenin, coordenador da Comissão Interestadual da Uva, entidade que reúne os sindicatos representativos dos produtores de uva do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A 12º Jornada da Viticultura Gaúcha ainda tratou das ações estruturantes e de organização do setor vitivinícola brasileiro, enfocando os avanços e os desafios do Programa de Modernização da Viticultura e apresentando os 13 pontos da Agenda Estratégica do Setor Vitivinícola. O Ibravin ficará responsável por divulgar as estatísticas de comercialização de vinhos e derivados até o final de abril deste ano, analisando a situação do mercado nacional e internacional. “A jornada buscou difundir informações que sejam úteis aos produtores, sempre com o objetivo de garantir maior sustentabilidade e renda para toda cadeia produtiva”, avaliou o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante.
Em torno de 700 produtores de uva estiveram na jornada, que, como no ano passado, concentrou as palestras pela manhã, a partir das 9h. À tarde, houve visitas técnicas com sete opções aos participantes: 1) produção de sucos e o museu da família Tasca, na comunidade de Santo Isidro; 2) Vinicola Calza Junior, na Linha 80 da Leopoldina; 3) Adega Cavalleri, no Vale dos Vinhedos; 4) Vinícola Claudio Milani e o Mini-zoológico Cavalleri, na Linha 100 da Leopoldina; 5) vinhedos da Miolo na localidade de Fernandes Lima; 6) Tecnovin, na Linha Leopoldina, no Vale dos Vinhedos; 7) Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos.
PROGRAMAÇÃO
8h30min – Recepção e Credenciamento
9 horas – Sessão de abertura com pronunciamento de autoridades e lideranças
9h20min – Doenças e pragas da Videira e estratégias de controle:
a) Pérola da Terra – Alternativas de convivência e controle – Marcos Botton – Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
b) Resposta das plantas de videira ao ataque da Pérola-da-Terra. Henrique Pessoa dos Santos - Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho
c) Pé Preto - Situação atual e alternativas de tratamento e controle. Defensivos não autorizados pelo MAPA –Lucas Garrido - Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
11h30min – Projetos de organização e desenvolvimento do setor:
a) Agenda Estratégica – Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados. Aguinaldo Silva – Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas - GCAC/MAPA
b) Programa de Modernização da Viticultura – avanços e perspectivas. José Fernando da Silva Protas
c) Comercialização de sucos, vinhos e derivados – Análises das estatísticas - Leocir Bottega, do Ibravin.
12h30min – Comunicações da Comissão Interestadual da Uva – Olir Schiavenin
12h45min – Encerramento
13 horas – Almoço no Salão Comunitário da Linha 80 da Leopoldina. Valor R$ 20,00.
Visitas Técnicas:
- Familia Tasca – Produção de Sucos e Museu – Comunidade Santo Isidoro
- Vinicola Calza Junior – Linha 80 da Leopoldina
- Adega Cavalleri – Vale dos Vinhedos
- Vinícola Claudio Milani e Mini-zoológico Cavalleri – Linha 100 da Leopoldina
- Vinhedos da Miolo na localidade de Fernandes Lima
- Tecnovin – Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos
- Vinícola Miolo – Vale dos Vinhedos

Nenhum comentário: