quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mensagens

Veuve du Vernay

Anthony deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Veuve du Vernay Rosé, um excelente champagne":
Prezado Danilo,
Vou dar uma de chato, más com o intuito de discutir regiões e aptidões. Este post se presta para isto.
"Il n'est de Champagne que de la Champagne" traduzindo: Não ha Champagna (bebida) que não seja da Champagne (região); frase célebre com a qual os franceses declamam a aptidão do terroir da Champagne para elaborar Espumantes.
Sabemos muito bem que um Espumante Brasileiro não é um Champagne, igualmente, na França, não qualquer espumante é um Champagne.
Este espumante Veuve-de-Vernay não é um Champagne e além disto é elaborado na região dos melhores Cabernet Sauvignon do mundo, Bordeaux. Deve ser melhor que muitos verdadeiros Champagnes mas é um Espumante (vin mousseux).
Na Campanha Gaúcha temos pouco mais de 10 produtores elaborando vinhos finos. Já vemos uma boa aptidão para tintos, com destaque para a uva Cabernet Sauvigon, e já tem gente demarcando regiões :
- Espumante e Branco na Serra, Tinto na Campanha!
Há somente 3 empresas na Campanha elaborando Espumantes, e são todos bons ! Propostas e custos diferentes (Santa Colina – Peruzzo – Guatambu); uns dos melhores Chadonnay é de Livramento, da Cordlheira de Sant’Ana.
Em uma visão velho-mundista pode ficar difícil de entender, mas a realidade da Campanha é de Bons Vinhos Brancos, Tintos e Espumantes, é uma das regiões viticolas que mais cresce no mundo (em percentual).
Onde a uva é boa conseguimos elaborar bons Espumantes também, por isso convido que degustem além dos nossos tintos, os bons espumantes que os colegas da campanha estão elaborando.
Anthony Darricarrère
Resposta – Muito obrigado, Anthony.Por vários motivos. Pela excelente informação sobre a Veuve-de-Vernay e, principalmente, pela colocação sobre os tintos, os brancos e os espumantes da região da Campanha. Também sou um dos defensores daquela região como sítio especial para a vitivinicultura.
..........

Carrau

Caro Ucha,
Parabens e grande abraco desde Bordeaux-Vinexpo !!
Javier Carrau
Bodegas Carrau
Uruguay-Brasil
Enviado desde mi BlackBerry device de Ancel.
Resposta - Obrigado, Don Javier. Dia 9 de julho estarei na Bodega Carrau, em Rivera. Quero ver as obras da cantina em Livramento.
........................
Veuve du Vernay

Amigo Ucha, em relação a nota postada em teu blog Cordeiro&Vinho sobre a Veuve du Vernay Rosé, um excelente champagne, cabe informar que no sul do país e aqui no RS, a Casa Flora possui uma parceria com a Importadora Porto a Porto. Ambas possuem um amplo show room localizado no DC Shopping – loja 173 C. fone: (51) 3072.5899.
Bjs, Lize Jung
Agência de Imprensa e Relacionamento
Fones: (51) 3337.3788 / 9116.6662
lizejung@terra.com.br
........................

Nenhum comentário: